TJSP inicia campanha ‘Junte Óleo – TJ + Sustentável’

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou na sexta-feira (13), no auditório do Gade 23 de Maio, (prédio da Seção de Direito Privado), palestra inaugural da campanha Junte Óleo – TJ + Sustentável. O objetivo foi orientar administradores dos prédios do Judiciário na Capital sobre os procedimentos necessários para recolhimento sustentável de óleo de cozinha vegetal usado para reciclagem. A ação faz parte de Acordo de Cooperação entre o TJSP e o Instituto Triângulo de Desenvolvimento.
Serão implantados 40 postos de coleta. Para cada dois litros de óleo usado – entregues em garrafa pet – o doador receberá uma embalagem com duas barras de sabão, produzido pelo Instituto Triângulo a partir do óleo coletado. A expectativa é que a campanha atinja a reciclagem de 1.200 litros/mês do óleo usado.
Na abertura do evento, o juiz assessor da Presidência, Mario Sérgio Leite, explicou que pequenos atos, como este, contribuem para a preservação do meio ambiente. “É mais um passo que precisávamos dar e que dependerá do empenho da família forense para se concretizar. Sem a junção de esforços não conseguiremos chegar a lugar nenhum. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação.”
A palestrante e captadora de recursos do Instituto, Cláudia Maria Florêncio Ribeiro, falou sobre a necessidade de ações desse tipo. Explicou que 100 milhões de litros de óleo de cozinha são despejados mensalmente nos esgotos do Brasil de forma inadequada e esclareceu o procedimento realizado para transformá-lo em sabão. “Nossa missão é incorporar atitudes sustentáveis e melhorar as relações que interligam os seres do ambiente urbano, por meio de uma rede e com replicação autônoma”, disse.
Nos próximos meses, os coletores serão implantados em todas as unidades da Capital.  

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP