EJUS conclui curso ‘Introdução à Justiça Restaurativa’
Com práticas ensinadas pela assistente social judiciário Andrea Svicero e pela psicóloga e professora Monica Maria Ribeiro Mumme, a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), concluiu, no último dia 13, o curso Introdução à Justiça Restaurativa, iniciado em setembro. Os alunos foram capacitados para atuar como facilitadores no processo de implantação da Justiça Restaurativa no Judiciário paulista.
Para o juiz Egberto de Almeida Penido, coordenador do curso, a participação e os resultados alcançados foram bastante positivos. “Temos informações de que, com o aprendizado desses mecanismos consensuais, particularmente os círculos restaurativos, as formas de atuação dos técnicos, servidores e juízes estão sendo ressignificadas, renascendo um entusiasmo.”
Andrea Svicero falou da proposta de mudança institucional e cultural da Justiça Restaurativa, da empolgação e da disposição multiplicadora dos participantes. “O curso atingiu um público diversificado, transcendendo os objetivos iniciais. Trata-se de um grupo bem coeso de escreventes e servidores da área administrativa. Mesmo aqueles que não vão trabalhar num processo específico de Justiça Restaurativa saem daqui pensando uma nova maneira criativa de relacionamento no dia a dia com os colegas e com os usuários da Justiça. Na perspectiva da mudança institucional e cultural proposta, acredito que esse grupo vai produzir muitos frutos.”
Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br