Comarca de Piracicaba recebe 4ª Vara Criminal

        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou ontem (16) a 4ª Vara Criminal de Piracicaba, em cerimônia realizada no fórum local. A comarca tem atualmente 493.296 processos em andamento, dos quais 9.284 são criminais. A média de distribuição mensal é de 3.638 novas ações.

        O juiz titular da 4ª Vara Criminal, Marcelo da Cunha Bergo, afirmou que a intenção do TJSP com a instalação é agilizar a tramitação e julgamento dos crimes. “O problema da morosidade tem várias causas, relacionadas a fatores sociais e econômicos, ao número excessivo de processos, à falta de juízes e funcionários, ao formalismo processual e à possibilidade de inúmeros recursos, dentre outros”, afirmou. “Muitos desses problemas não estão ao alcance do Poder Judiciário, mas os que dependem da iniciativa do Judiciário Paulista vêm sendo solucionados. Inúmeras Varas e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania já foram instalados e se tem investido na informatização e na qualificação de juízes e funcionários”, disse.

        O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Piracicaba, Fábio Ferreira de Moura, deu as boas-vindas ao juiz Marcelo Bergo em nome da advocacia local. “Conte sempre com a OAB para fazermos uma Justiça mais célere e para todos”, declarou.

        A instalação da 4ª Vara Criminal também foi comemorada pelo promotor de Justiça Luciano Gomes de Queiroz Coutinho: “Parabenizo o TJSP pela sensibilidade de perceber os anseios da população”. Para ele, a iniciativa ajudará no enfrentamento de “mazelas decorrentes do aumento da população local, como o crescimento da criminalidade”.

        Em seu pronunciamento, o deputado estadual Roberto Turchi de Moraes disse que a nova unidade “agilizará nosso fórum e nossa Justiça”. Já o presidente da Câmara de Piracicaba, vereador Matheus Antonio Erler, afirmou que a instalação é uma conquista que também oferecerá “mais qualidade de trabalho para os servidores e mais humanidade no atendimento à população necessitada”. Já o vereador Laércio Trevisan Júnior apresentou moção de aplausos aprovada pela Câmara, pelos esforços do presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, para instalação da unidade.

        O prefeito da cidade, Gabriel Ferrato dos Santos, destacou que a chegada de mais um juiz só foi possível com a colaboração entre os três poderes, “juntos na defesa dos maiores e melhores interesses da sociedade”.

        Em seu discurso, o juiz diretor do fórum, Wander Pereira Rossette Júnior, agradeceu àqueles que contribuíram para a instalação. “O significado de todo esforço é que, a partir de agora, temos condições de entregar uma Justiça mais rápida e eficaz”, afirmou.

        Também compareceram à solenidade o coordenador da 34ª Circunscrição Judiciária, desembargador Antonio Sérgio Coelho de Oliveira; o desembargador Newton de Oliveira Neves; o desembargador Luiz Antonio Coelho Mendes; o desembargador Achile Mario Alesina Junior; os juízes da Comarca de Piracicaba Ana Claudia Madeira de Oliveira, Caio Cesar Ginez Almeida Bueno, Eduardo Velho Neto, Ettore Geraldo Avolio, Fabíola Helena de Paula Roque Lucato, Flavia de Cassia Gonzales de Oliveira, Gisela Ruffo, Heloisa Margara da Silva Alcantara, José Fernando Seifarth de Freitas, Lourenço Carmelo Tôrres, Luiz Antonio Cunha, Luiz Roberto Xavier, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, Mauro Antonini, Pedro Paulo Ferronato, Rodrigo Pares Andreucci  e Rogério Sartori Astolphi; o reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Gustavo Jacques Dias Alvim; os promotores da Comarca de Piracicaba Fernanda Guimarães Rolim Berreta, Ivan Carneiro Castanheiro, João Carlos de Azevedo Camargo, Luiz Sérgio Hulle Catani e Roberto Pinto dos Santos; a defensora pública e coordenadora da Regional de Piracicaba, Carolina Brambila Bega; a defensora pública Andréa de Almeida Rossiler; a procuradora do Estado Amanda de Nardi Duran, representando o chefe da Procuradoria Regional de Piracicaba; o procurador do Estado Mauro Rontani; o coronel PM Humberto Gouvea Figueiredo, comandante do CPI-9; o delegado de polícia seccional de Piracicaba Roberto José Doher, representando o diretor do Deinter-9; integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, servidores e jurisdicionados.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP