Judiciário paulista participa do 'Novembro Azul'
Funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo aderiram ao movimento “Novembro Azul”, que busca conscientizar a população sobre a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos para diagnóstico do câncer de próstata.
Ao longo do mês, o Palácio da Justiça, sede do Tribunal, recebeu iluminação azul e servidores de alguns cartórios se organizaram e vestiram a mesma cor para chamar a atenção sobre o tema: estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.
Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias. Já entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa de mortalidade por neoplasias.
No último dia 16, o TJSP, por meio de sua Secretaria da Área da Saúde (SAS) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), realizou a palestra “Novembro Azul no Tribunal de Justiça”, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O evento contou com a participação de servidores e magistrados do Estado, com transmissão online.
* Com informações de http://portaldaurologia.org.br/destaques/novembro-azul-2015/
Comunicação Social TJSP – arquivo das comarcas (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br