Corte paulista recebe dois novos desembargadores

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou na última sexta-feira (11) posse solene de dois desembargadores: Carlos Fonseca Monerat e Cassiano Ricardo Zorzi Rocha. No evento, ocorrido no Salão do Júri do Palácio da Justiça, os magistrados proferiram juramento e receberam, cada um, o Colar do Mérito Judiciário.

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini discursou em nome da Corte. Lembrou a biografia dos empossados e falou sobre os desafios que enfrentam os magistrados paulistas. “Os novos desembargadores representam o que de melhor a Magistratura bandeirante produziu nestas décadas. Representam a inovação aliada à tradição, pois percorreram longa trajetória. Assimilaram não apenas a ritualística do Poder Judiciário, mas abeberaram-se das fontes inesgotáveis que nossos ancestrais nos legaram. O Tribunal de Justiça de São Paulo confia em Vossas Excelências, mas confia ainda mais na perfeição do caráter e do vosso devotamento à causa da Justiça.”

        O desembargador Carlos Fonseca Monerat falou sobre sua experiência de vida, sua ligação com a família e agradeceu aos pais, professores, desembargadores, juízes, servidores, advogados, promotores, amigos, familiares, filhos e esposa. “Navegar é preciso, buscando sempre novos portos, buscando sempre a felicidade.”

        “Ser juiz paulista é ser gigante, em uma enormidade que transcende as definições básicas do estudo do Direito”, afirmou o desembargador Cassiano Ricardo Zorzi Rocha. Ele também falou sobre a carreira e enfatizou a importância da família em sua trajetória. “A sabedoria é a razão cheia de amor e o juiz de grande sabedoria é aquele que profere palavras em nome de Deus, ungindo a razão com o amor.”

        Compareceram ao evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Privado em exercício e eleito para o biênio 2016/17, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente do TJSP eleito para o biênio 2016/17, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o vice-presidente do TJSP eleito para o biênio 2016/17, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Criminal eleito para o biênio 2016/17, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo em exercício, desembargador Mário Devienne Ferraz; o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio Luiz França Gomes, representando o governador; o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César; o ex-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Murta Ribeiro; o ex-corregedor geral da Justiça de São Paulo, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; a chefe da Procuradoria do Contencioso Ambiental e Imobiliário, procuradora Camila Pintarelli, representando o procurador-geral do Estado; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Stéfanie Kornreich, representando o defensor público-geral; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Maurício Januzzi, representando o presidente; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais autoridades, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, familiares, convidados e servidores.

 

        Trajetórias

        Carlos Fonseca Monnerat  nasceu no Rio de Janeiro e é bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (turma de 1977) e bacharel em Direito, pela Universidade Católica de Santos – UniSantos (turma de 1987). Ingressou na Magistratura em 1988 e passou pelas comarcas de Ribeirão Preto, Altinópolis, Praia Grande, São Vicente e pela Capital. Promovido ao cargo de desembargador pela vaga decorrente da aposentadoria de Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende, que era decano do TJSP.

        Cassiano Ricardo Zorzi Rocha – Nascido em Jundiaí, é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, turma 1986. Assumiu o cargo de juiz em 1988 e, ao longo da carreira, trabalhou em Santos, Miracatu, Registro e na Capital. Promovido ao cargo de desembargador na vaga decorrente da aposentadoria do ex-corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP