Justiça Restaurativa em Santos forma primeira turma de facilitadores
O Judiciário e a Secretaria Municipal da Educação de Santos trabalham em conjunto para a disseminação da “Justiça Restaurativa” na cidade. Aplicada no âmbito da Infância e Juventude, é uma forma diferenciada de solucionar as demandas encaminhadas à Justiça, afastando-se o caráter estritamente punitivo das sentenças tradicionais, abrindo-se a possibilidade de ouvir todas as partes envolvidas nos conflitos. Jovens infratores, vítimas e membros da comunidade se reúnem para resolver a questão por meio do diálogo e compreensão mútua, fora da via judicial. Esse trabalho é acompanhado pelos chamados “facilitadores”.
No mês de novembro, aconteceu no Salão do Júri do fórum (foto) a formatura da primeira turma de facilitadores da Justiça Restaurativa de Santos, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. Entre os 75 formandos, representantes de diversas secretarias (Educação, Segurança, Assistência Social, Defesa da Cidadania e Saúde), do Poder Judiciário, das escolas municipais, entre outras entidades.
Atualmente nove escolas do Município possuem o programa, que será estendido para todas as 80. “Quando o curso começou me perguntava: como vou usar isso no dia a dia? Depois tudo foi ficando mais fácil e fomos entendendo. Os ensinamentos não serão utilizados apenas no atendimento a ocorrências, mas em nossas vidas. A formação tocou fundo no coração. É preciso ter um olhar solidário para o outro”, contou Gláucia Cristina Silva de Oliveira, guarda municipal.
Participaram da cerimônia o juiz diretor da 7ª Região Administrativa Judiciária, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho; o vice-prefeito de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho; a secretária municipal de Educação, Venúzia Fernandes Do Nascimento; o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Evandro Renato Pereira; a promotora da Infância e da Juventude, Adriana Cimini Ribeiro Salgado; o defensor público na área da infância e juventude, Thiago Souza Santos; e a Consultora da Secretaria de Educação de Santos Monica Mumme.
* Com informações da Prefeitura de Santos.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br