Ex-jogador de futebol será indenizado por uso de imagem em álbum de figurinhas

        A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou empresa jornalística a indenizar ex-jogador de futebol por veiculação não autorizada de sua imagem no álbum de figurinhas “Campeonato Brasileiro de 1989”. O valor a ser pago, relativo a danos morais, é de R$ 10 mil.

        Em 1989, a empresa jornalística firmou contrato diretamente com o “Clube dos Treze”, que lhe cedeu licença para a utilização da imagem dos jogadores dos 16 times participantes do campeonato (Copa União) pelo prazo de cinco anos, exclusivamente para a confecção de álbuns de figurinha. Na época, clubes de futebol não negociavam direito de imagem diretamente com os jogadores.  

        No entanto, conforme entendimento do relator, desembargador Maia da Cunha, a empresa deveria ter negociado com cada jogador, individualmente. Afirmou o magistrado: “A imagem é direito personalíssimo e só pode ser reproduzida mediante autorização da pessoa a quem pertence.” Além disso, a decisão explica que na época da formalização do contrato citado já se aplicava o disposto no inciso X do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, assegurando direito à indenização pela violação à imagem.  

        O julgamento teve votação unânime e contou com a participação dos desembargadores Teixeira Leite e Fábio Quadros.

    

        Apelação nº 0009610-54.2008.8.26.0020


        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / internet (foto ilustrativa)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP