TJSP prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça de São Paulo

        Gianpaolo Poggio Smanio tomou posse hoje (15) como procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo. Ele terá a responsabilidade de liderar o Ministério Público paulista durante o biênio 2016/2018.

        O evento aconteceu na sede do MP, na ocasião de reunião do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Sérgio Rui da Fonseca prestigiou a solenidade representando o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Também compareceram à cerimônia o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o desembargador Hermann Herschander, representando o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; a juíza Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca, representando o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; e a juíza Laura de Mattos Almeida, representando a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

        As principais lideranças do Ministério Público saudaram Gianpaolo Smanio. O procurador-geral em exercício, José Correia de Arruda Neto, afirmou que o recém-eleito será ocupante digno “de um dos cargos mais importantes do Brasil”, respeitado pela grandeza daqueles que o exerceram anteriormente. O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), procurador de Justiça Felipe Locke Cavalcanti, declarou que o momento é de “júbilo para a classe”, com a chegada de procurador-geral de “carreira impecável de dedicação ao Ministério Público”. O corregedor-geral do Ministério Público de São Paulo, procurador de Justiça Paulo Afonso Garrido de Paula, destacou os “méritos pessoais” e o “compromisso com interesse público” de Smangio. “Estamos confiantes em uma grande gestão”, disse.

        O secretário do Órgão Especial, procurador de Justiça Walter Paulo Sabella, falou em nome do colegiado. O procurador-geral do MP nos dois últimos biênios, Márcio Fernando Elias Rosa, agradeceu o apoio de todos que o ajudaram em sua administração e ressaltou que agora se inicia um “modelo de gestão que acredita e aposta na grandeza do MP e no respeito ao ser humano”. O vice-governador Márcio França discursou em nome do governador Geraldo Alckmin e destacou o bom-senso, equilíbrio e humildade do empossado. “Contem com o governo de São Paulo”, disse aos integrantes do MP.

        Por fim tomou a palavra Gianpaolo Smanio. Ele elogiou os outros candidatos ao cargo, Eloisa de Sousa Arruda e Pedro de Jesus Juliotti, e afirmou que a instituição sai fortalecida para se unir em torno de objetivos comuns. “O Ministério Público cumprirá suas responsabilidades constitucionais com autonomia e independência”, garantiu.

        Também assistiram á posse o prefeito de São Paulo Fernando Haddad; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; o defensor público-geral em exercício, Rafael Português; o secretário de Estado da Segurança pública, Alexandre de Moraes; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Calil Pereira Jardim; o secretário de Estado dos Negócios Jurídicos, Robinson Sakiyama Barreirinhas; o conselheiro do CNJ Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior; o reitor da Universidade Presberitana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto; demais magistrados, integrantes do MP e dos demais Poderes.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP