Campanha ‘Junte Óleo’ coleta 446 kg no primeiro trimestre

        A campanha Junte Óleo, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, arrecadou no primeiro trimestre deste ano 446 quilos de óleo vegetal usado. Com isso, os participantes e o TJSP evitaram que 12.205 litros de água (equivalente a cinco piscinas olímpicas) fossem poluídos, bem como reduziram emissões de carbono em 6.288 Kg/CO2eq. A campanha integra o projeto TJ Sustentável, também do TJSP, que visa auxiliar na proteção ao meio ambiente e incentivar a economia de recursos naturais e bens públicos.

        A ação faz parte de Acordo de Cooperação entre o TJSP e o Instituto Triângulo de Desenvolvimento. Participam da coleta 40 prédios do Judiciário na Capital. Para cada dois litros de óleo usado entregue, o doador recebe uma embalagem com duas barras de sabão produzido pelo Instituto Triângulo a partir do produto coletado. A unidade que mais contribuiu foi o Complexo Ipiranga, que juntou mais de 110 kg.

        Nos últimos três meses foram entregues 113 kits. Para doar o óleo é preciso armazená-lo em uma garrafa PET e entregar o recipiente em alguns dos postos de coleta localizados nos fóruns da Capital.

        De acordo com o Instituto, os danos ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto de óleo são muitos. O líquido entope encanamentos residenciais e atrai ratos e baratas. Ao chegar à rede pública de esgoto, causa entupimentos em proporções maiores, também contribuindo para a proliferação de vetores. Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol, comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática.


        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / divulgação (arte)
?        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP