Marília realiza quinta edição do ‘Cejusc Itinerante’
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Marília realizou, no último sábado (7), a quinta edição do Cejusc Itinerante: Marília Cidadã, em frente ao terminal urbano da cidade. Foram 10.835 atendimentos gratuitos disponibilizados por todas as instituições participantes, sendo 946 prestados pelo Cejusc. O evento foi promovido a partir de termo de cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Universidade de Marília (Unimar), a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF).
Os trabalhos do Cejusc foram acompanhados pelo juiz Marcelo de Freitas Brito, coordenador adjunto do setor. “A implementação do projeto ‘Cejusc Itinerante: Marília Cidadã’ assegura a consolidação de direitos e garantias constitucionais, minimizando a distância existente entre o Poder Judiciário e a população, além de confirmar o comprometimento com as questões sociais”, afirmou o magistrado.
Os atendimentos aconteceram em ônibus equipado, disponibilizado pelo MPF. Entre os casos, estavam reconhecimento de união estável; fixação de alimentos; regulamentação de visitas e guarda de filhos; diretos de vizinhança; locação de imóveis; acidente de trânsito etc. A equipe também auxiliou o movimento Gratus no projeto “Amor no Cabide”, que recebeu doações de produtos de higiene e vestuários destinados à população em situação de vulnerabilidade.
O MPF recebeu denúncias de casos de violação de direitos humanos e atos lesivos ao patrimônio público e social; o INSS prestou atendimento sobre contribuições e benefícios; o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) emitiu carteiras profissionais de trabalho; e a Defensoria Pública forneceu orientações jurídicas. A Universidade de Marília (Unimar), em conjunto com a Prefeitura Municipal, ofereceu diversos serviços na área de saúde, além de atividades culturais e recreativas às crianças.
Também houve distribuição de mudas destinadas à arborização da cidade; cortes de cabelo e manicure (oferecidos pelo Instituto Embelleze e Escola de Formação Profissional da Beleza); e avaliações odontológicas (realizadas pela Uniodonto). O Sindicato da Indústria e Alimentação de Marília (STIAM) prestou orientações sobre técnicas de segurança no trabalho e o “Projeto Guri” promoveu apresentações musicais. Colaboraram diversas empresas.
* Com informações do Cejusc de Marília
Comunicação Social TJSP – SO(texto) / Cejusc Marilia (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br