Dia Nacional da Adoção – site esclarece dúvidas sobre o tema
O Dia Nacional da Adoção é comemorado hoje – 25 de maio. No Brasil há aproximadamente 6,5 mil crianças disponíveis para adoção e mais de 35 mil interessados em adotar (dados do Cadastro Nacional de Adoção). São Paulo é o Estado com números mais elevados – em torno de 1.400 crianças e 8.800 pretendentes – mas também onde o processo de adoção costuma ser mais rápido, em média um ano.
Muito mais do que uma relação de afeto e solidariedade, adotar é uma demonstração do amor incondicional de quem deseja se tornar pai e mãe de criança, adolescente ou pessoa maior de 18 anos, independentemente de sua origem e sem distinção com os filhos biológicos. Não é um ato de caridade e não serve para preencher as lacunas existenciais e emocionais de quem pretende adotar. É uma ação que precisa de reflexão e os interessados passam por cursos preparatórios.
Para prestar informações sobre o tema, de forma clara e simples, e também estimular a reflexão dos pretendentes sobre o assunto, o Tribunal de Justiça de São Paulo conta com um site totalmente dedicado à adoção – www.adotar.tjsp.jus.br. A página esclarece dúvidas, explica como são feitas as avaliações dos interessados, disponibiliza endereços de grupos de apoio à adoção, entre outros dados.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / divulgação (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br