Comitiva de Santa Catarina visita Polos de Justiça Restaurativa do TJSP

        Integrantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina visitaram hoje (9) o Núcleo de Justiça Restaurativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Fórum João Mendes Júnior, Centro da Capital. Fazem parte da comitiva os juízes Alexandre Karazawa e Brigitte Remor de Souza May; a integrante do Núcleo de Justiça Restaurativa do TJSC Cristina Mulezini Gonçalves e a assistente social Gisele Comiran.

        A Justiça Restaurativa é utilizada pelo Judiciário paulista desde 2004, com iniciativas pioneiras e referenciais nas varas da Infância e Juventude da Capital, envolvendo crimes de menor potencial ofensivo, com o objetivo de que o jovem agressor não somente cumpra a pena, mas entenda os valores que foram corrompidos e possa, por meio de medidas pedagógicas, obter auxílio no contexto em que está inserido. Para tal, construiu-se uma rede efetiva, formada por órgãos de educação, assistência social, segurança pública, saúde, esportes e Conselho Tutelar. São os chamados Polos Irradiadores da Justiça Restaurativa, metodologia que significa envolver, na implantação do método, diversas instituições para que não fique setorizado. 

        O desembargador Antonio Carlos Malheiros e o juiz Egberto Penido, integrantes da CIJ, recepcionaram os visitantes, que acompanharam a reunião preparatória para retomada dos trabalhos do Polo Irradiador de Justiça Restaurativa da Capital, em que também estiveram presentes o juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Tatuí e membro da CIJ, Marcelo Nalesso Salmaso, a psicóloga e diretora do laboratório de convivência e consultora da CIJ na área de Justiça Restaurativa, Monica Maria Ribeiro Mumme, e a assistente social e chefe da Seção de Justiça Restaurativa, Andrea Svicero.

        Interessados em conhecer a metodologia de implantação da Justiça Restaurativa na Corte paulista, a comitiva visitará, amanhã (10), o Polo Irradiador de Justiça Restaurativa da Comarca de Tatuí.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP