TJSP promove mais uma edição do Programa Saúde Ocular
O Tribunal de Justiça promoveu hoje (22), por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), mais uma edição do Programa Saúde Ocular. O doutor e livre docente em Oftalmologia José Álvaro Pereira Gomes foi convidado para falar sobre Presbiopia (vista cansada) e os Avanços da Oftalmologia, no Fórum João Mendes Júnior.
A palestra reuniu 137 servidores e magistrados na Capital e foi transmitida pela modalidade online para outros 531 participantes no interior do Estado. A abertura ficou a cargo do juiz assessor da Presidência Roberto Chiminazzo Júnior, que agradeceu a disponibilidade do convidado em enriquecer o conhecimento de todos com tema tão importante. O juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto também prestigiou o evento.
O palestrante explicou que a visão é extremamente complexa e traçou um panorama geral sobre a anatomia ocular. Ele também falou que a presbiopia, mais conhecida como vista cansada, é uma alteração da visão para perto que ocorre de forma fisiológica nas pessoas com mais de 40 anos. “Mais de 50% da população nessa faixa etária começa a desenvolver a presbiopia. Logicamente faz parte do processo de envelhecimento do ser humano e, por isso, é um assunto que tem chamado atenção por sua altíssima prevalência”, disse.
A alteração causa desconforto e grande dependência da utilização de óculos ou lentes de contato para ver de perto, sem os quais fica difícil ler, escrever, trabalhar no computador e tantas outras coisas. Segundo ele, a presbiopia pode estar associada à miopia, hipermetropia ou ao astigmatismo. “As causas estão relacionadas à capacidade de contração e relaxamento do músculo ciliar, à perda de elasticidade da cápsula e da substância do cristalino e ao aumento do volume e da espessura do cristalino. É muito importante buscar ajuda e discutir a questão com o oftalmologista, que certamente achará a solução ideal”, disse.
Ao final da exposição, muitas dúvidas dos participantes foram esclarecidas pelo palestrante.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br