EPM inicia curso “Poder Judiciário: orçamento, gestão e políticas públicas”

        A Escola Paulista da Magistratura iniciou hoje (27) o curso Poder Judiciário: orçamento, gestão e políticas públicas. A aula inaugural foi ministrada pelo juiz José Maurício Conti, coordenador do curso, que analisou o tema “Orçamento e autonomia financeira do Poder Judiciário no Brasil”. Ele explicou que o objetivo do curso é suscitar o interesse pela atuação do Poder Judiciário, “não somente pelo aspecto jurídico das decisões, mas também pelo de gestão e integração com as políticas públicas”.

        José Maurício Conti lembrou inicialmente a organização territorial e funcional do poder e a autonomia dos entes que compõem a federação. Ele comentou os fundamentos constitucionais da autonomia financeira do Judiciário, em conformidade com o artigo 99, chamando a atenção para o fato de que é exclusiva. “Isso ocorre porque a gestão financeira da administração pública é um ato realizado conjuntamente por meio de atribuições entre os poderes Executivo e Legislativo”.

        Entretanto, ele observou que, embora a finalidade da divisão do poder de gestão das finanças públicas seja evitar a concentração e o desequilíbrio, a condução da execução orçamentária cabe ao Executivo, sob a fiscalização do Legislativo com o auxílio dos tribunais de contas, e esse fato gera um pequeno desequilíbrio de exercício na divisão tripartite de poderes. “O fato de a execução orçamentária ser exercida com elevado grau de discricionariedade faz com que o Executivo acabe sobrepondo-se aos demais poderes”, sustentou o palestrante.

        O curso segue até a próxima quinta-feira (30).

 

        Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP