Funcionário aposentado do TJSP conduz tocha olímpica
Funcionário aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Orlando Theodoro da Silva teve a honra de conduzir, ontem (28), a tocha olímpica durante percurso oficial pelas ruas da cidade de Paraguaçu Paulista. Aos 89 anos, “Orlandinho”, como é conhecido por todos na cidade, e que por 38 anos atuou no Judiciário, foi o primeiro condutor da tocha olímpica, dentre os 15 escolhidos para a honraria. A ex-jogadora de basquete Elzinha, que atuou pela seleção brasileira, também foi uma das condutoras.
“É o coroamento da vida de meu pai, que teve uma vida esportiva intensa. Desde meus sete anos de idade, acompanhei-o nas partidas de tênis. Também a atuação profissional de meu pai no Judiciário influenciou minha decisão de seguir os caminhos da Justiça,” afirmou o desembargador Flávio Cunha da Silva. Além da presença de boa parte dos moradores de Paraguaçu, mais de 30 familiares de Orlando prestigiaram o evento, vindos de várias partes do Estado.
Demonstrando ainda estar em boa forma física ao percorrer com desenvoltura os 200 metros do percurso em que carregou a tocha olímpica, o homenageado tem uma vida dedicada ao esporte e ao trabalho assistencial na região. Jogou futebol e basquete e, como jogador de tênis, integrou a equipe que foi campeã regional por 17 anos consecutivos. Depois, atuou na Comissão de Esportes da Prefeitura, ajudando a prefeitos de diferentes partidos. Advogado, ingressou no Judiciário como escrevente, em 1944. Foi oficial maior de cartório e oficial de justiça, até se aposentar, em 1982.
“Assisti à final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, e agora tive o privilégio de conduzir a tocha da olimpíada, é benção de Deus! É uma emoção muito grande, única, o coração disparou,” disse 'seu' Orlando. O revezamento, que antes de Paraguaçu Paulista esteve em Presidente Prudente, seguiu no mesmo dia para Marília e depois para Assis.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br