Comarca de Andradina lança projeto de apadrinhamento afetivo
A Comarca de Andradina lançou, no último dia 10, o projeto de apadrinhamento denominado “Entre Laços – O cuidado transformando vidas”, sob a coordenação geral do juízo da 3ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Andradina e executado com o apoio técnico do Setor Psicossocial e das equipes técnicas dos serviços de acolhimento.
O programa busca promover às crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e remotas chances de adoção ou reintegração familiar, a criação de laços afetivos em outro ambiente familiar.
A portaria nº 1/16, que institui o projeto, prevê os seguintes tipos de apadrinhamento: Afetivo – os padrinhos têm contato direto com o afilhado e podem sair com ele para atividades fora do abrigo. Financeiro – os padrinhos contribuem economicamente com a finalidade de suprir as necessidades do seu apadrinhado, sem criar vínculos afetivos. De serviços - os padrinhos realizam serviços na instituição ou fora dela, voltados à cultura, lazer, educação, saúde ou formação profissional das crianças e adolescentes, inerentes à sua profissão, ofício ou talento. Apadrinhamento material – essa modalidade é aberta para pessoa física e jurídica que quiser contribuir com recursos materiais, objetos, equipamentos e utensílios móveis, dentre outros.
O evento contou com a participação dos magistrados Thiago Henrique Teles Lopes (diretor do fórum na ocasião) e Licia Eburneo Izeppe Pena; dos promotores Rubia Prado Motizuki, Regislaine Topassi e Robson Alves Ribeiro; da prefeita de Nova Independência, Neusa Lopes da Costa Joanini; do presidente da OAB local, Betreil Chagas; de representantes da delegacia de Polícia, da Câmara Municipal, da rede socioassistencial, Saúde, Educação, Segurança Pública e de entidades religiosas do município.
Mais informações poderão ser obtidas no Setor Técnico do fórum, situado na Rua Paes Leme, nº 2.052, ou pelo telefone (18) 3722-8200, ramais 212 e 226.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br