TJSP recebe novo prédio para o fórum da Comarca de Ilha Solteira

        Com o intuito de facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entregou ao Poder Judiciário paulista na última quinta-feira (28), o novo fórum da Comarca de Ilha Solteira, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.
        
Ao fazer uso da palavra, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, destacou os benefícios e a quantia empregada pelo governo do Estado – cerca de 8 milhões – para que a população tivesse mais conforto e acessibilidade no prédio do fórum de Ilha Solteira.
        
Segundo o deputado estadual Itamar Borges, um dos parlamentares a acompanhar a comitiva de Ilha Solteira ao TJSP, o novo fórum “é uma conquista muito importante para toda população local e regional e isso fará com que o Tribunal possa incrementar seus projetos e realizar cada vez mais”.
        
Bento Carlos Sgarboza, prefeito de Ilha Solteira, destacou a parceria entre o Governo, a Prefeitura e o Tribunal de Justiça e citou a excelente qualidade de vida que os ilhenses têm.
        
Alckmin, em deferência ao chefe do Poder Judiciário, foi o penúltimo a se pronunciar. Para o governador, a Justiça de Ilha Solteira está preparada para o presente e para o futuro. “Prédio moderníssimo, salão de júri, sala para advogados, defensores, assistentes sociais, psicólogos, enfim, o jurisdicionado será o grande beneficiário desse trabalho.”
        
Encerrando o evento, Paulo Dimas disse que, “apesar da crise, é momento de arregaçarmos as mangas e trabalharmos cada vez mais”. Segundo ele, o Brasil precisa de educação, saúde e justiça: “temos uma missão importante, mas nosso gigantesco Judiciário é formado por magistrados e servidores exemplares”. O TJSP agora entra na fase de aparelhamento do edifício para que a mudança de endereço se concretize. Atualmente, nas duas varas cumulativas e no Juizado Especial Cível e Criminal de Ilha Solteira há cerca de 14 mil processos em andamento.
        
À cerimonia estiveram também presentes a primeira-dama de Ilha Solteira, Fátima Sgarboza; o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; o secretário de Estado de Turismo interino, Romildo Campelo; o diretor do fórum e da 2ª Região Administrativa Judiciária de Araçatuba, juiz Emerson Sumariva Júnior; os juízes de Ilha Solteira, Eduardo Garcia Albuquerque (diretor do fórum) e André Luiz Tomasi de Queiroz (2ª Vara); a promotora de Justiça de Ilha Solteira, Luciane Antunes Magnotti, representando o procurador-geral de Justiça; o defensor público, coordenador auxiliar da Regional de Araçatuba, Júlio César Valese, representando o defensor público-geral; o presidente da 199ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Corcioli Miguel, representando o presidente da OAB SP; o juiz diretor do fórum da Comarca de Pereira Barreto, Luciano Correa Ortega; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti;  o comandante do CPI-10, coronel PM Jaime Gardenal Júnior; o delegado de polícia de Ilha Solteira, Miguel Angelo Micas, representando do diretor do Deinter 10 – Araçatuba; o presidente nato da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, frei Francisco Belotti; o administrador do Hospital de Ilha Solteira, frei Jessé; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Poderes Executivo e Legislativo, servidores e cidadãos Ilhenses.
        
Novo fórum – Localizado na Avenida Brasil Norte, nº 1.180, o prédio pode abrigar três varas judiciais, além do Juizado Especial. São três pavimentos, que totalizam 3.385,95 m² de área construída, onde serão abrigadas as dependências do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e área para psicólogas e assistentes sociais. A obra teve investimento total de R$ 8.197.180,51. O prédio conta com quatro salas para cartórios, quatro salas de audiências, quatro gabinetes para juízes, quatro gabinetes para promotores de Justiça, salão do júri, sanitários (inclusive adaptados para pessoas com mobilidade reduzida), área para posto bancário e estacionamento com 66 vagas, entre outras dependências.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP