Projeto Quintas Musicais apresenta quarteto “Palheta Sonora"
O Projeto Quintas Musicais recebeu hoje (1º) o grupo Palheta Sonora, que apresentou recital de clarinete com a presença de Fhilipe Alancaster, Rafael Fonte e Tiago Ferreira e participação especial do percussionista Álvaro Lucian. A apresentação aconteceu no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, no centro da Capital.
O grupo encantou o público presente com o repertório Trio nº 2, Opus 7, Allegro non Tropo – Jean Jacques Bouffil; Fantasia Folclórica para Três Clarinetas – Jader Oliver; Trio nº 2, Opus 7, Adagio Cantabile – Jean Jacques Bouffil; Super Mario Bros Theme – Arranjo Koji Kondo; Trio nº 1, Opus 7, Andante – Jean Jacques Bouffil; Dobrado O Guarani – Inspirado em tema melódico da “Overture de O Guarani”, de Carlos Gomes / Autor Desconhecido / Arranjo Jader Oliver e Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu / Arranjo Fernando Silveira.
O nome do grupo reporta a uma mescla de duas referências encontradas na sonoridade e significados da palavra “pal(h)eta”. Primeiramente, por serem clarinetistas, palheta como pequeno objeto vibratório necessário à produção do som do clarinete. Em segundo lugar, busca-se fazer alusão à paleta de tintas usada pelos pintores. A proposta artística do grupo se aproxima da imagem da paleta usada pelo pintor, visto que o foco está em apresentar um repertório composto por diferentes cores sonoras, desenhando linhas que passam, desde a música popular, até composições clássicas. Assim, cada recital do grupo se propõe a ser um quadro de sonoridades variadas.
“É uma enorme satisfação para o nosso grupo poder divulgar o trabalho nesse espaço que remete a nossos ancestrais pela presença de móveis, pintura e cheio de história”, declarou Tiago Ferreira.
Os artistas receberam um certificado pela participação no projeto.
Quintas Musicais – É mais uma iniciativa do TJSP para motivar e valorizar os servidores por meio da cultura e da arte e conta com a participação de artistas convidados, sejam funcionários do Tribunal ou não, sem custo à instituição e ao público. As apresentações ocorrem na primeira quinta-feira de cada mês, no Museu do Tribunal de Justiça.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br