Autoridades Mirins de Barueri são recebidas no TJSP

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, recebeu hoje (19), no gabinete da Presidência, crianças de cinco escolas municipais de Barueri participantes do projeto Autoridades Mirins – Edição 2016, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 
        
Lucca Emiliano de Moraes tomou posse como presidente do TJSP após a leitura do termo de posse realizada pela aluna Maria Eduarda Alves. Emocionado em seu discurso, o garoto disse que acredita que o momento será muito importante para seu desenvolvimento como cidadão. "Sentirei orgulho de dizer para todos que fiz parte desse projeto, no qual estou representando com muita alegria o excelentíssimo senhor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, um homem muito experiente", declarou.
        
Paulo Dimas conversou com as crianças e falou sobre a importância da cidadania, de cultuar professores, o trabalho e boas regras de convivência. "Vocês vão crescer e farão a diferença na sua cidade, no seu país. Nunca desistam dos sonhos e dos seus objetivos." O presidente contou um pouco da sua trajetória estudantil e profissional e citou os atletas paraolímpicos como exemplos de superação e quebra de barreira. "Fico muito feliz em recebê-los e quero que sejam muito felizes. Desejo que alcancem seus objetivos trilhados no caminho do bem e dos ideais." 
        
Dentre as autoridades mirins estavam o prefeito Bryan Nascimento Gomes e a primeira-dama Namy Carine Dias; o tenente-coronel Gustavo Henrique Aquino e a delegada-geral, Emmily Gomes Abreu. Estiveram presentes ainda os pais do presidente Lucca Emiliano, Ana Flávia Schimidt Emiliano de Moraes e Leandro Emiliano de Moraes; a diretora-geral de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Risélia Roso Pinheiro; a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Regina do Prado e o professor Messias Antonio de Rocha Junior.
        P
articipam do projeto a Escola Municipal de Ensino e Instituto Fundamental (Emeief) José Emídio Aguiar e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Dalva Fogaça, Alcino Francisco de Souza, Francisco Zacarioto e Aristides da Costa e Silva.
        Incentivo à leitura – Durante a solenidade, Paulo Dimas aderiu à campanha #diadelertododia – Campanha Mundial pela Leitura, da prefeitura local. A iniciativa objetiva colocar a leitura na pauta das preocupações das famílias, professores e governos e despertar a sociedade para a importância de ler para o desenvolvimento pessoal e para a formação de leitores.  
        
Autoridades Mirins – criado em 1997, abrange alunos da 3ª, 4ª e 5ª séries das escolas municipais de Barueri. Eles vivenciam o cotidiano e as responsabilidades de ocupantes de cargos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e das Forças de Segurança (Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros), bem como jornalistas e empresários. Os trabalhos são iniciados juntamente com o ano letivo, quando a Secretaria de Cultura faz contato com as escolas municipais e com as autoridades a serem substituídas pelas crianças. "Há eleição direta nas escolas, os candidatos fazem campanha e, após votação, cada eleito faz pesquisa sobre a autoridade que irá substituir e prepara o discurso de posse. Há aulas de cidadania onde aprendem sobre regras de etiqueta, redação de discurso, pesquisa sobre os cargos, sua função e o papel dele na sociedade, além do currículo da autoridade que irá substituir", ressalta Risélia Pinheiro.
        
Durante a visita ao TJSP, os alunos visitaram o Salão do Júri, aprenderam sobre a construção do Palácio da Justiça e conheceram o acervo das salas Emeric Levai e Paulo Bomfim. 

        
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / RL (fotos)  
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP