Condepe elege nova diretoria para o biênio 2016-2018

        O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) realizou nesta segunda-feira (19) a posse da nova diretoria eleita para o biênio 2016-2018, em cerimônia realizada no Palácio da Justiça. Na ocasião, dois desembargadores foram escolhidos para integrar o grupo na categoria Judiciário, Antonio Carlos Malheiros e Luiz Edmundo Marrey Uint.
         C
riado em 1991, o Conselho tem por responsabilidade social a preservação dos direitos dos cidadãos. Além disso, é responsável pela organização e deveres do Estado com a sociedade. A assistente social Maria Nazareth Cupertino foi escolhida para substituir Rildo Marques de Oliveira no cargo. Ela explicou que a realização da posse no Tribunal de Justiça era emblemática. “Este lugar é importante porque temos esperança de que em nosso Estado haja Justiça, e para todos. Não aceitaremos mais Justiça seletiva.” Ainda segundo ela, o controle externo exercido pela sociedade civil é difícil, mas é o que aprimora as instituições. “Permaneceremos atentos no monitoramento da violação dos direitos humanos”, concluiu.
        
O secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou que o órgão está aberto para trabalhar com o Condepe em busca das convergências. “O epicentro dos direitos humanos é o direito à vida. Desejo que tenha sucesso à frente do Condepe e estamos à disposição.”
        
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, agradeceu a presença de todos e disse que a proposta é acertar sempre. “Vejo aqui instituições e pessoas idealistas, que querem um país melhor. Não há felicidade plena quando os direitos humanos não são respeitados. E isso a sociedade tem o direito de cobrar. Muitos desafios surgirão, mas temos muito orgulho em ter dois integrantes do Tribunal de Justiça nesse conselho”, finalizou. 
        
Também foram empossados o vice-presidente do Conselho, Luiz Carlos dos Santos; a secretária executiva, Elizangela André dos Santos; e os demais integrantes Luiz Edmundo Marrey Uint e Antonio Carlos Malheiros (categoria Poder Judiciário); Sérgio Cordeiro de Andrade (categoria Poder Executivo); Carlos Bezerra (categoria Poder Legislativo); Antonio Funari e José Roberto Manesco (categoria OAB) e Ariel de Castro Alves, Antonio Dantas, Cheila Maria Olalla, Marco Antonio da Silva Souza, Wenderson Gasparoto, Rogério Gianini, Maria Stela Graciani, Francisco Lucio França, Eduardo José Barbosa e Dimitri Nascimento Sales (categoria sociedade civil). A cerimônia também foi prestigiada pelo poeta Paulo Bomfim; pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Felipe de Paula e pelo defensor público-geral, David Depiné Filho; além de magistrados, promotores de Justiça, servidores e integrantes da sociedade civil. 

        
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS e RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP