2ª RAJ recebe projeto Primeira Infância no Estado de São Paulo
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, realizou, na última sexta-feira (30), na 2ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Araçatuba, o seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo – O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O programa foi lançado em agosto em São Paulo e percorrerá as dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). A iniciativa consiste em seminários sobre a primeira infância e a defesa de seus direitos – direcionados a profissionais da Justiça e da rede de atendimento a crianças e adolescentes.
Na abertura, o vice-coordenador da Infância e da Juventude do TJSP, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, ressaltou a necessidade do olhar diferenciado à primeira infância, fase tão importante ao desenvolvimento do cidadão. "Se a infância já é prioridade, a primeira infância é ainda mais", declarou o magistrado.
Especialistas proferiram palestras e capacitações com os temas Infância e Prioridade Absoluta – A Criança em Primeiro Lugar; A Criança e o Futuro – Um novo Olhar; Políticas Intersetoriais para a Primeira Infância e o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância; A Importância do Trabalho em Rede e a Experiência da Cidade de Araçatuba.
Esse é o segundo seminário a ser realizado – o primeiro foi em Campinas. Ainda neste ano, haverá apresentações em São Paulo e Presidente Prudente e, em 2017, nas RAJs de Bauru, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Em todos, será apresentado e debatido o filme "O Começo da Vida", dirigido por Estela Renner, que trata sobre o tema.
Foi apresentado também o edital do concurso “Boas Práticas em Primeira Infância e Direito”, lançado junto com o projeto, com o objetivo de estimular os profissionais do Judiciário e da rede de garantia de direitos a compartilhar experiências inovadoras sobre a temática.
Participaram também do evento o juiz diretor da 2ª RAJ, Emerson Sumariva Junior, e o da Vara da Infância e da Juventude, Adeilson Ferreira Negri.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Divulgação (fotos)