Centro Universitário de Bauru realiza júri simulado no Palácio da Justiça
Na manhã desta sexta-feira (7), cerca de 30 alunos do Centro Universitário de Bauru – Instituto Toledo de Ensino (ITE) participaram de júri simulado no Salão do Júri do Palácio da Justiça.
Os estudantes julgaram o caso de um rapaz, viciado em drogas, acusado de agredir sua mãe. Ela faleceu dias depois, no hospital, em decorrência dos ferimentos.
O professor e coordenador Silvio Carlos Álvares representou o juiz presidente e os alunos puderam vivenciar um pouco da experiência de como se processa o julgamento perante o Tribunal popular. No decorrer da sessão, ele explicava aos alunos os procedimentos, que, na prática, se tornam muito mais fáceis de serem compreendidos.
Os alunos que compuseram o Conselho de Sentença absolveram o réu por insuficiência de provas.
Durante o encerramento, o professor, que é servidor do Tribunal de Justiça há 36 anos, agradeceu o empenho dos alunos, que se esforçaram para participar. “É muito gratificante estar aqui com um grupo que muito me orgulha e que acima de tudo fez um trabalho de excelência”, concluiu.
Ao final, a instituição de ensino prestou homenagem ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que faz parte de seu corpo docente, com a entrega de uma placa comemorativa.
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 3117-2596.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br