Presidente abre evento jurídico na Faculdade de Direito de São Bernardo

        Na manhã desta terça-feira (18), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, realizou a palestra de abertura do 7º Congresso Jurídico-Científico e da 16ª Semanajur 2016, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
        
O evento, destinado à comunidade acadêmica da instituição e estudantes de Direito de outras universidades e interessados, foi aberto pelo diretor da Faculdade, professor Marcelo José Ladeira Maud, que realçou a importância da qualidade de ensino e da dedicação da instituição aos serviços à comunidade. “O ensino é algo permanente e o que me orgulha muito é ver que os alunos também podem contar com a prática por meio do Cejusc instalado e o Juizado Especial Cível, locais onde podem ver o cotidiano da prática jurídica”, iniciou.
        
O presidente Paulo Dimas falou, inicialmente, do gigantismo que é o Tribunal de Justiça. “São mais de 20 milhões de processos em 1ª instância, 2.547 magistrados e mais de 42 mil servidores, além de mais de dez mil estagiários, nove mil profissionais terceirizados e quase 700 prédios”, anunciou.  O desembargador mostrou preocupação com o cotidiano dos magistrados, ao dizer que o desafio é mudar o paradigma do juiz, daquele que vive isolado. “O bom juiz é aquele que tem sensibilidade para ouvir, está inserido na sociedade como um todo e é também um bom gestor, para gerenciar bem sua equipe, coordenar as demandas para melhores resultados”, disse.
        
O palestrante ainda abordou vários outros assuntos, como o avanço dos Cejuscs pelo Estado, o que traz mais possibilidade de resolução de conflitos e que já conta com 180 unidades espalhadas pelo Estado; ações do Tribunal de Justiça, como o Projeto Justiça Bandeirante, que tem apresentado resultados muito positivos e atualmente já está em sua segunda fase de capacitação; Processo 100% Digital; Cartório do Futuro; TJ Eficiente; o TJ Sustentável. Falou também dos desafios do novo Código de Processo Civil e falou sobre a celeridade, tão cobrada pelos cidadãos. “Não se pode julgar somente pela inicial porque atrás de cada processo existe um drama humano e é preciso dar toda a atenção necessária a cada processo”, explicou.
        
Ao término, o presidente falou diretamente aos estudantes: “Os senhores, que estarão à frente do Sistema Judiciário no futuro, têm que procurar superar as adversidades e dificuldades pessoais, pois cada um tem dentro de si o espírito vencedor e deve exercer seus talentos no nível mais alto possível, buscar seu espaço, o seu caminho e não desanimar nunca, sejam perseverantes!”, encerrou.
        
O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, que também integra o corpo docente da instituição, aconselhou os alunos a seguirem o exemplo do palestrante. “Os professores estão aqui para conduzi-los, mas o desejo, os sonhos estão dentro de cada um de vocês e os senhores é que são os condutores de suas vidas. A educação vai fazer uma grande diferença no futuro”, disse.
        
Estiveram presentes também os desembargadores Alberto Gosson Jorge Junior e Otacilio Ferraz Felisardo; os juízes Marcelo Benacchio e Heitor Donizete de Oliveira; o desembargador federal Toru Yamamoto; a conselheira estadual, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Maria Marlene Machado; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; as professoras Denise Auad e Elisabeth Alione de Godoy; o professor Vladimir Balilo, coordenador da 16ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; o acadêmico Giovani Toledo Monteiro, coordenador-geral do Centro Acadêmico XX de Agosto; magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores e demais interessados.

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP