Delegação chinesa visita Palácio da Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, reuniu-se hoje (31), no gabinete da Presidência, com a delegação da Alta Corte do Povo da Província de Cantão (Guangdong), na China, formada pelo seu vice-presidente, Nie Shihui, e magistrados Zhu Kesheng, Guo Xuehui, Zhang Suqiu e Chen Jiubo.
Cantão localiza-se no sul da China, possui 120 milhões de habitantes, sendo a mais populosa e o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre todas as províncias do país. Sua capital é Guangzhou. Nie Shihui afirmou que a Corte local conta com 7 mil juízes.
Paulo Dimas sanou dúvidas dos visitantes quanto à estrutura do TJSP, seus números e grandiosidade (quantidade de juízes, comarcas, prédios, processos etc). Nie Shihui convidou o presidente a visitar a Corte de Cantão e mostrou interesse no intercâmbio de informações entre os dois Tribunais.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Sociedade Cooperadora Brasil China, Shie Chun Kuang; a juíza assessora da Presidência Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins e o poeta Paulo Bomfim.
Depois do encontro, os visitantes conheceram as dependências do Palácio da Justiça – incluindo o “Salão Nobre Ministro Costa Manso”, no quinto andar –, a Biblioteca do Tribunal, o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, a “Sala Emeric Levai” e o “Espaço Cultural Paulo Bomfim”.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br