Faculdade Cantareira realiza júri simulado no Palácio da Justiça
Alunos utilizaram caso real, com nomes e locais alterados.
Na manhã desta sexta-feira (18), cerca de 40 alunos da Faculdade Cantareira participaram de júri simulado no Palácio da Justiça.
Os estudantes julgaram o caso de uma briga de bar em que a vítima foi golpeada várias vezes com um canivete e acabou falecendo no dia seguinte ao ocorrido. Os advogados alegaram legítima defesa, além de afirmar que não foram os ferimentos o motivo da morte da vítima, mas sim uma doença preexistente que a acometia.
Os alunos que compuseram o Conselho de Sentença absolveram o réu por entender que os ferimentos, de fato, não foram a causa da morte.
O caso utilizado na simulação é oriundo de um processo jurídico real, porém nomes e locais foram alterados para manter o sigilo das partes.
A professora de Direito Penal e coordenadora da atividade, Cristiane Caetano Simões, afirmou que o curso de Direito da Faculdade Cantareira realiza júri simulados desde 2011. “Muitos alunos não têm oportunidade de fazer estágios e vivenciar o dia a dia dos tribunais. Esta atividade permite que assistam a um julgamento e percebam a grandiosidade de um Tribunal do Júri, apesar de simulado.”
O juiz Edson Lopes Filho, da 1ª Vara Cível da Comarca de Avaré – que já lecionou na instituição – viveu a experiência de presidir um júri simulado pela segunda vez. A primeira ocorreu no ano passado, em evento organizado pela mesma faculdade. “Quando fui aluno de Direito, participei de júris simulados. A experiência aproxima o estudante do Tribunal e do mundo jurídico.”
Ao final, o coordenador do curso de Direito, José Guida Neto, parabenizou o trabalho dos alunos. “A cada ano, sou surpreendido positivamente com a dedicação de todos os envolvidos.”
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / DI e Diretoria de Relações Institucionais (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br