Segundo dia da Senacon movimenta R$ 178 mil no Parque da Água Branca
Quinta-feira (24), serão atendidos casos sem cadastro prévio.
Interessados que não se cadastraram previamente para a Semana Nacional da Conciliação e não possuem filhos menores terão nova oportunidade de regularizar, gratuitamente, suas pendências de divórcio e reconhecimento ou dissolução de união estável amanhã (24) no Parque da Água Branca.
A conciliação é muito mais vantajosa que uma ação judicial. Além de ser gratuita e não precisar de advogado, é rápida (muito mais do que o andamento de um processo), não abre possibilidade de recurso da decisão e, como as partes encontram uma solução juntas, raramente o acordo é descumprido.
Ontem (22), as audiências realizadas no parque movimentaram R$ 178.345,29 nos 163 acordos homologados no segundo dia da Semana Nacional da Conciliação. Compareçam 362 pessoas para resolver as demandas por meio da composição e foram realizadas 180 sessões conciliatórias.
Concretizaram o divórcio Leandro Antonio e Shirlene de Oliveira Lima, que viveram juntos por três anos e há oito estão separados. Na correria do dia a dia, deixaram de regularizar a documentação. Ambos já constituíram novas famílias, inclusive com filhos. Quando ela viu pela internet sobre a Senacon, não pensou duas vezes e conversou com Leandro, que prontamente atendeu.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nupemec) promoveu, na brinquedoteca montada na tenda de conciliação, aprendizado sobre mediação a crianças da Escola de Educação Infantil João Balbino Filho, de Guarulhos. A iniciativa objetiva levar ao conhecimento dos alunos a forma alternativa de resolver seus próprios conflitos.
Hoje será o último dia para emissão de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade, fruto de parceria do TJSP com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que está prestando atendimento no local desde a última segunda-feira.
O Parque da Água Branca localiza-se próximo ao metrô Palmeiras–Barra Funda, na Avenida Francisco Matarazzo, 455. O horário de atendimento é das 10 às 17 horas.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br