TJSP prestigia homenagem ao desembargador Alvaro Lazzarini

Sessão solene ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

        Na noite de ontem (24) o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, acompanhado do juiz assessor chefe do Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti, prestigiou a solenidade em homenagem “in memoriam” ao desembargador Alvaro Lazzarini, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).  A honraria é conferida a pessoas e instituições que atuaram de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado.

        O presidente Paulo Dimas fez uso da palavra e destacou as qualidades de Alvaro Lazzarini. “Tive o privilégio de conviver com ele e a oportunidade de vivenciar as suas lições e sabedoria. Mais do que um magistrado, ele foi um professor porque nos deu lições como ser humano e de postura como profissional. Nós só temos a enaltecer essas virtudes. Fico sensibilizado de poder estar aqui nessa tribuna e quero agradecer a oportunidade”, declarou.

        Representando seu pai, o desembargador Alexandre Alves Lazzarini discursou em nome da família. “Receber essa comenda fecha um ciclo de ouro de meu pai. Esta homenagem brinda a ele e à minha família e ficará eternizada em nossas memórias”, disse, emocionado. 

        Ao encerrar a solenidade o presidente da Alesp, deputado Fernando Capez, agradeceu a presença de todos e ressaltou as características do homenageado. “Alvaro Lazzarini viveu com ética. Nunca deixou de ser doce, humilde, afável, de uma bondade enorme. Sempre pronto a ensinar. É um exemplo como magistrado, professor, pai, marido e avô.”

        Também prestigiaram a cerimônia o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o corregedor do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, coronel Orlando Eduardo Geraldi, representando o presidente; Sandra Helena Alves Lazzarini (filha), Martha Lazzarini (viúva), Virginia Santos de Camargo Barros Lazzarini (nora) e demais familiares do agraciado; além de desembargadores, juízes, advogados, servidores e oficiais da Polícia Militar.

        Alvaro Lazzarini – Nascido em 1936 na cidade de Jundiaí, formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), turma de 1962. Ingressou na Magistratura três anos depois, nomeado como juiz substituto para a 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Passou por várias comarcas, até que em 1979 foi removido para o cargo de juiz substituto de 2º grau, pelo critério de merecimento. Em 1983, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e tornou-se integrante do Órgão Especial a partir de 1995. Foi eleito vice-presidente do TJSP para o biênio 2000-2001. Em 2001 foi eleito juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na classe desembargador, iniciando o primeiro biênio em fevereiro de 2002, quando acumulou os cargos de vice-presidente e corregedor regional. Em 2004, foi eleito presidente do TRE-SP. Além de juiz e desembargador, foi oficial da PM formado pela Academia, instituição da qual posteriormente tornou-se professor, atuando por mais de 30 anos. Aposentou-se em abril de 2006. Faleceu em 17 de fevereiro de 2014.

 

        Comunicação Social TJSP – VV (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP