TJSP e Instituto Barong promovem testes gratuitos de HIV no Fórum Criminal da Barra Funda

Evento marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (1º) evento alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com a realização de testes de HIV rápidos, gratuitos e abertos ao público em geral no estacionamento do Complexo Judiciário “Ministro Mário Guimarães” – Barra Funda (Av. Doutor Abraão Ribeiro, 313), em parceria com a ONG Instituto Cultural Barong.
        
De acordo com o coordenador de Promoção à Saúde da Secretaria da Área da Saúde (SAS) do TJSP, Marcelo Angotti, a ação traz benefícios em dois níveis: social e pessoal. "O objetivo é esclarecer tanto a população forense quanto o público externo sobre a importância do diagnóstico precoce, visto que o correto tratamento pode diminuir a chamada 'carga viral' (quantidade de vírus no sangue), tornando a doença mais difícil de ser transmitida e assim ajudando no controle da pandemia. Além disso, quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores as chances de o portador do vírus viver praticamente de forma normal, com a doença sob controle, de modo similar a doenças crônicas comuns, como a hipertensão e o diabetes", afirmou.

        Além do teste de Aids, a equipe do Instituto Barong ofereceu diagnóstico de hepatites B e C. Os testes são realizados por enfermeiros a partir de amostras de saliva, dentro de uma unidade móvel da ONG, o que garante sigilo e privacidade para os participantes. Em caso de resultados positivos, os pacientes são encaminhados para devido tratamento e acompanhamento.
        
De acordo com a presidente do Barong, Marta McBritton, o instituto atua há 20 anos na área da saúde sexual e reprodutiva. “Universo que compreende desde cuidados de saúde em geral, como higiene básica, por exemplo, até questões mais específicas, como mitos da sexualidade, prazer e aceitação”, explicou. Segundo ela, a equipe levada ao Fórum da Barra Funda inclui enfermeiros, psicólogos e arte-educadores – alguns deles soropositivos.
        
O preservativo gigante colocado no topo da van onde são feitos os testes chamava a atenção de quem passava. “Trabalhamos com o bom humor para nos aproximar das pessoas”, afirmou Marta. “Nosso lema é estar presente onde a vida acontece.”

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP