Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto recebe o 4º Posto do Cejusc da cidade

TJSP conta com 31 postos em funcionamento no Estado.

 

        Na última sexta-feira (25), o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou o 4º Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ribeirão Preto – e 31º no Estado. A solenidade aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial da cidade – Acirp (Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro) e contou com a presença do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, que representou o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

        Ribeirão Preto possuía três postos: na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), no Centro Universitário Barão de Mauá, e no prédio da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). O atendimento nos postos dos Cejuscs da cidade é somente para as causas pré-processuais das áreas Cível e de Família. Em todo o Estado há 184 Cejuscs e um desses funciona no fórum local. Todos estão sob a coordenação do juiz Guacy Sibille Leite.

        O desembargador José Carlos Ferreira Alves afirmou que “o Cejusc veio para agilizar os processos judiciais e fazer com que o conflito seja resolvido pelas partes e decidam o melhor. De 2012 a 2015 os Centros evitaram a judicialização de mais de 500 mil processos. Com a abertura do quarto posto, o Cejusc contribuirá, ainda mais, para a resolução de conflitos, desafogando a lista de processos judiciários que somam 105 milhões em todo o país e quase 27 milhões em SP”.

        Segundo o coordenador dos postos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e do Cejusc de Ribeirão Preto, juiz Guacy Sibille Leite, “trata-se de mais um benefício social e jurídico, de grande importância para esta cidade, desta feita em parceria com a querida Associação Comercial e Industrial, tão bem dirigida e presidida”.

        À cerimônia estiveram presentes o juiz assessor da Presidência do TJSP Sylvio Ribeiro de Souza Neto; o juiz diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária, Luis Augusto Freire Teotonio; o juiz diretor do fórum de Ribeirão Preto, Paulo Gentile; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Antonio Carlos Maçonetto; a  secretária da Assistência Social do Município, Maria Sodré, representando a prefeita; o deputado estadual Welson Gasparini; o defensor público coordenador da Regional de Ribeirão Preto, Paulo Fernando de Andrade Giostti; o secretário-geral da 12ª Subseção da OAB – Ribeirão Preto, José Rubens Hernandez, representando o presidente; o comandante do 3º BPM-I, major PM Valdemir Guimarães Dias; o delegado do Núcleo Especial Criminal da Delegacia Seccional de Polícia de Ribeirão Preto Adilson Massei, magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, e servidores.


        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP