TJSP encerra o 28º Curso de Estenotipia

14 servidores estão aptos a exercer a nova atividade.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou na manhã de hoje (2), o encerramento do 28º Curso de Estenotipia, no centro da Capital. O presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, não pôde comparecer em razão de compromisso externo, mas foi representado pelos juízes assessores da Presidência Fernando Awensztern Pavlovsky e Sylvio Ribeiro de Souza Neto.
        
A abertura do evento foi realizada pelo coordenador da SPr 3, Walter Nogueira Magalhães, que falou sobre a dedicação e empenho de cada servidor. “Iniciamos o curso com 38 participantes e temos a satisfação de formar 14 novos estenotipistas. A nossa alegria maior é poder ver vocês formados, sabemos muito bem o que representa este momento, depois de tanta luta”, disse.
        
Escolhido como orador da turma, Fernando dos Santos Pereira, de Americana, falou que “por tudo o que vivemos juntos, pela oportunidade que nos deu o Tribunal de Justiça de São Paulo e os amigos que fizemos aqui, pedimos que lembrem que todos somos capazes de realizar nossos sonhos”.
        
“Fizemos questão de vir aqui para trazer o nome da Presidência nesta cerimônia, dado o reconhecimento do Tribunal de Justiça neste serviço tão importante, que é a estenotipia, e que deve ser valorizado. Um dos lemas do presidente Paulo Dimas é o investimento e o valor do servidor, nosso maior patrimônio”, afirmou o juiz Sylvio Ribeiro.
        
Fernando Pavlovsky parabenizou o grupo e revelou que o TJSP é conhecido por ser excelência em estenotipia. “Parabenizo-os pela conquista, pelo desafio superado e tenho certeza de que todos estão gabaritados para exercer a atividade e é muito gratificante ver servidores empenhados em busca de um ideal”, comemorou.
        
O curso foi ministrado durante seis meses, de segunda a sexta-feira, com dedicação total dos novos estenotipistas. Todos vieram de comarcas do interior – Tupã, Matão, Santo André, Votuporanga, São José dos Campos, Americana, Guararapes, Ribeirão Preto, Amparo e Santos.
        
Antonia Ferreira Morales, chamada carinhosamente de Eliete, é uma das professoras, juntamente com Euzeni Fagundes Rodrigues e Heloisa Macedo Murakami. “Estaremos aqui distantes, mas torcendo por vocês, porque sabemos que hoje finaliza a primeira etapa, que é o curso, mas ele terá continuidade agora, nas comarcas, e temos a certeza de que todo o profissionalismo, dedicação, assiduidade e companheirismo acompanharão vocês por todos os dias”, valorizou Eliete.
        
Confira a lista dos aprovados. 
        Mais fotos no Flickr.

        Estenotipia

        O estenotipista digita depoimentos em uma máquina (estenótipo) com 20 teclas, que, combinadas, formam letras e palavras. Tudo fica registrado em tiras, que serão usadas se houver algum problema com a memória do aparelho, pois ao conectar a máquina no computador, os depoimentos são automaticamente transformados em texto.
        
Todos os anos, o TJSP abre a escreventes a oportunidade de frequentar o curso, que é realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Estenotipia (CTDE). O funcionário é afastado de suas funções para frequentar o curso e ao final, os aprovados recebem seu estenótipo, fazem estágio e estão aptos a trabalhar.

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP