Magistrados e familiares participam de visita monitorada no Palácio da Justiça

Visitas monitoradas contam história do TJSP e sua sede.


        Integrantes do Conselho Superior da Magistratura, juízes assessores e familiares tiveram hoje (19) a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Tribunal de Justiça de São Paulo e de sua sede, o Palácio da Justiça, prédio icônico localizado no centro da Capital, em visita monitorada guiada pela equipe de Relações Públicas do TJSP. 
        
O evento teve início no “Salão dos Passos Perdidos”, hall de circulação central e acesso para as dependências do Palácio da Justiça. Sua denominação deve-se ao público que ali permanecia à espera dos julgamentos que se realizavam no prédio. Depois os visitantes se dirigiram ao Salão do Júri, onde ouviram exposição sobre a história da Corte Bandeirante, aprenderam mais sobre a arquitetura do local, e descobriram o significado da arte e dos símbolos do Judiciário.
        A
parada seguinte foi o espaço “Desembargador Emeric Levai”, que abriga coleção sobre a instalação do Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná (primeira denominação do TJSP). Entre os objetos mostrados ao público estavam a vara do juiz ordinário, antigo símbolo da Magistratura e item mais antigo do acervo, datado do século 16. Logo depois foi apresentado o “Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim”, formado por obras e objetos do artista que é um ícone da cultura paulista e brasileira e integrante do TJSP há mais de 40 anos. No mesmo espaço está exposto material sobre a Revolução Constitucionalista de 32.
        
A visita também chegou ao Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso, nomeado em homenagem ao desembargador que ocupou o cargo de presidente da Corte de 1931 a 1933. O espaço atualmente sedia as reuniões do Órgão Especial do TJSP. 
        
Na última etapa da atividade, o desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, decano em exercício, levou os participantes para a sala do Decanato e falou sobre o trabalho do juiz e as obras de arte que adornam o local. Por fim, parabenizou a organização da visita monitorada, destacando a importância do “resgate da história do TJSP, que se confunde com a história do nosso querido Estado de São Paulo”.
        
O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy, também acompanhou o passeio. “É uma oportunidade que considerei ímpar, a possibilidade conhecer os detalhes dessa Corte. Estão todos de parabéns.”

        Visitas monitoradas – Grupos de pelo menos 20 pessoas podem agendar uma visita junto à SPr 4.3.2 – Serviço de Visitas Técnicas Monitoradas. São realizadas diariamente (segunda a sexta). Para agendar, ligue para (11) 3117-2615 ou envie e-mail para visita@tjsp.jus.br.

        Também participaram da atividade os juízes assessores da Presidência Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, Dimitrios Zarvos Varellis, Sylvio Ribeiro de Souza Neto, Tom Alexandre Brandão; as juízas assessoras da Vice-presidência, Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca e Nidea Rita Coltro Sorci; e o juiz assessor da Seção de Direito Privado Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera; além de familiares e convidados, em um total de 26 pessoas.
         
        Mais fotos no Flickr.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP