Presidente do TJSP prestigia homenagem a Massami Uyeda
Ministro Massami Uyeda recebe homenagem.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou na quarta-feira (25), em Brasília, de cerimônia realizada na Embaixada do Japão, na qual o ministro aposentado Massami Uyeda foi condecorado pelo governo japonês com a outorga da Ordem do Sol Nascente, na classe Estrela de Ouro e Prata.
A Ordem do Sol Nascente, nesta classe, tem uma correspondência no Brasil à Grande Oficial. A comenda foi instituída pelo imperador Meiji em 1875 e até hoje tem sido outorgada a cidadãos japoneses e estrangeiros que, de alguma maneira, tenham contribuído com o aprimoramento da cultura e das relações com o Japão.
Ao conceder a honraria ao ministro Massami, o embaixador japonês, Satoru Satoh, destacou o fato de o ministro ter sido o primeiro descendente japonês no mundo a fazer parte de um tribunal superior e ter contribuído para aprofundar o conhecimento jurídico e as relações entre os dois países.
Paulo Dimas, representando o Judiciário paulista, prestigiou o colega de magistratura. Massami Uyeda foi juiz de Direito, judicou no 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e foi desembargador no TJSP antes de integrar o Superior Tribunal de Justiça em 2006, até sua aposentadoria em 2012.
Também prestigiou a solenidade o ministro Humberto Martins, presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a ministra Isabel Gallotti.
Comunicação Social TJSP – RS (com informações do site do STJ) / Emerson Leal/STJ (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br