Judiciário prestigia posse de novos dirigentes do TCE

Presidente, vice e corregedor tomaram posse.

        O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti participou hoje (6) da cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no auditório da Assembleia Legislativa. O conselheiro Sidney Estanislau Beraldo assumiu o cargo de presidente, em substituição a Dimas Eduardo Ramalho. Também tomaram posse o vice Renato Martins Costa e o corregedor Antonio Roque Citadini, eleitos para o mandato de um ano na direção da Corte de Contas paulista.
        
A sessão foi aberta com o discurso de agradecimento do conselheiro Dimas Eduardo Ramalho. Ele afirmou que durante os últimos meses teve o privilégio de conhecer todos os setores do TCE, visitar unidades regionais e conversar com jurisdicionados, e enfatizou que o desejo de progredir não falta. “Todos sabem que a transitoriedade é essencial para a democracia. Cargos, mandatos, poder, tudo passa. Cabe a nós a obrigação moral de acreditarmos na competência daqueles escolhidos pelos eleitores. Assim como obrigação legal de sermos rigorosos ao fiscalizar esses mandatos. Fica o meu muito obrigado a todos.”
        
A conselheira Cristiana de Castro Moraes discursou em nome do colegiado. “Dimas Ramalho é um conselheiro com alto padrão de competência e ampla experiência. Fez uma administração eficiente e ética, com redução de desvios, o que gera melhoria nos serviços locais à disposição do cidadão. Sua gestão efetivamente ajudou a Corte, garantindo efetividade. Mas, também não tenho dúvida que esse Tribunal passará a ser administrado por mãos tão competentes, comprometidas com uma gestão responsável, inovadora e eficiente. Que Deus ilumine seus caminhos”, concluiu.
        
Eleito durante a 1ª Sessão Especial do Pleno, em dezembro, Sidney Estanislau Beraldo disse que não medirá esforços para que o Tribunal de Contas seja cada vez mais eficiente no desempenho de suas funções, elevando-o ao patamar que o País necessita e a sociedade exige. “Não há solução rápida, nem fácil. O combate à corrupção deve ser implacável e os resultados obtidos, transparentes, para o pleno desenvolvimento da cidadania. Pretendo dar continuidade a todas as conquistas, aprimorando-as com o apoio e segurança de meus pares. Vou me empenhar para que o Tribunal amplie suas ações, em particular, as preventivas. Investirei no aperfeiçoamento de nosso pessoal e orientação ao nosso jurisdicionado, na Capital e no Interior. Tudo isso sem prejuízo de nossas competências. A tarefa é gigantesca, daí a importância de colocar energia nas soluções, e não nos problemas. Quero abraçar todos e agradecer pela honrosa presença”, finalizou.
        
O ministro das Relações Exteriores, José Serra contou experiências da época em que estava à frente do governo paulista, baseadas em condutas heterodoxas, e relacionadas ao Tribunal de Contas. “Existia uma conduta baseada na sondagem ao TCE, ou seja, antes de adotar uma medida, de certo nível de complexidade, consultávamos seus técnicos, todos de muita qualidade. Com isso economizávamos um tempo imenso, porque muitas das questões que iriam aparecer já eram automaticamente corrigidas com eficiência”, disse. Ele também parabenizou a gestão do amigo Dimas Ramalho e desejou boa sorte ao novo presidente. “Homem digno, honesto e responsável. Tenho certeza que imprimirá sua marca à frente deste Tribunal. Boa sorte a todos os diretores.”
        P
residente da Assembleia Legislativa do Estado, Fernando Capez disse que chega à presidência do Tribunal um homem com sensibilidade política, aliada a uma grande ética de vida. “Que o Tribunal de Contas do Estado continue, sob seu comando, com essa trajetória retilínea e competente”, afirmou.
        
Para o governador Geraldo Alckmin, nem o tempo nem a repetição conseguem esmaecer a importância e o significado da posse. “Em tempos de policrise, como a que nós vivemos no Brasil, especialmente fiscal, é ainda de maior relevância o trabalho do Tribunal de Contas do Estado, especialmente na aplicação dos bons resultados dos recursos públicos. Quero aqui também destacar o trabalho do conselheiro Dimas Ramalho, ele fez uma excelente administração. Foi o andarilho da cidadania, percorreu a geografia de São Paulo levando pedagogicamente a boa gestão, alertando, prevenindo, explicando e orientando todos os nossos gestores do Estado e dos municípios. Também quero saudar o novo presidente Sidney Beraldo. É com grande alegria que quero abraçá-lo e cumprimentá-lo por essa solenidade. Bom trabalho”, concluiu. 
        
O decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Oscild de Lima Júnior; e a juíza substituta em 2º grau Cláudia Lúcia Fonseca Fanucchi também prestigiaram a solenidade, além de senadores, ex-governadores, prefeitos, vereadores, magistrados, gestores, secretários, conselheiros, deputados, procuradores, advogados, servidores e familiares.

         Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP