Boas práticas – Cejusc de Itatiba promove sessões conciliatórias por videoconferência

Tecnologia gera economia de tempo e custo.

        A utilização do sistema de videoconferência pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) já é uma realidade no Estado de São Paulo. O Cejusc de Itatiba, por exemplo, promove, desde julho, sessões conciliatórias com o emprego dessa tecnologia, gerando diversos acordos, economizando tempo e custos para as partes.
        
As primeiras sessões de conciliação realizadas no Cejusc da comarca foram designadas pelo juiz coordenador Orlando Haddad Neto – que também responde pela 2ª Vara Cível da comarca –, mas, em razão dos bons resultados alcançados, as atividades foram expandidas também para os processos da 1ª Vara Cível.
        
Dentre as vantagens das sessões de conciliação por videoconferência, é possível destacar o menor índice de ausência de partes que residem em outras localidades, o que implica redução de custos e mais celeridade na resolução dos litígios.
        
O Cejusc da comarca já realizou, via sistema de videochamada, sessões conciliatórias processuais e pré-processuais envolvendo processos de Direito de Família, Contratos e Obrigações e Responsabilidade Civil, o que demonstra sua fácil aplicação no dia a dia.
        
A primeira sessão conciliatória por videoconferência foi realizada em 25 de julho de 2016, presidida pelo conciliador José Carlos Manoel, que tratava de uma ação indenizatória proposta contra um hotel localizado em Santa Catarina e um site que promove vendas coletivas, em que se pleiteava indenização de R$ 8.419,20 por danos materiais. Houve acordo para pagamento de R$ 3.400,00, restando tão somente para a sentença decisão sobre eventual indenização por parte do grupo hoteleiro.
        
As demais sessões com utilização da tecnologia foram realizadas pelos conciliadores Álvaro Fernando Ramalho, Zenilda Leonor de Lima, Germano Oliveira Miranda Simões, Maria Aparecida Caldeira Miranda Simões e Maria Imaculada Jordão Ortega Cordeiro. Em todas as sessões, as partes elogiaram a atuação do Cejusc e destacaram a importância das sessões conciliatórias por videochamada.
        
Com o sucesso das conciliações, as sessões por videoconferência tornaram-se atividade frequente no dia a dia do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos Cidadania de Itatiba.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / MC (arte)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP