TJSP participa da posse do conselheiro Almeida Ávila

Momento exige atuação firme do CNJ, diz conselheiro.

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou hoje (14), em Brasília, da posse do advogado Henrique de Almeida Ávila como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de posse foi realizada na sede do CNJ, antes do início da 34ª Sessão Extraordinária.
        A sessão solene foi comandada pela presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia, e contou com a participação do vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, e do secretário-geral do CNJ, Júlio Ferreira de Andrade. Também estiveram presentes o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, o ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador do TJSP Achile Mario Alesina Junior, o conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, ex-conselheiro do CNJ, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o juiz paulista Jayme Martins de Oliveira Neto, magistrados e parlamentares.
        “O CNJ tem desenvolvido uma atividade muito relevante no momento que a sociedade passa exigir essa atuação firme. Espero colaborar com essa forma de atuação”, disse o novo conselheiro que pretende, no CNJ, enfrentar a morosidade na prestação jurisdicional. “O Conselho, dentro de suas missões constitucionais, tem plena capacidade de colaborar com o Poder Judiciário no enfrentamento desse tema relevante”, afirmou.
        Após a leitura do termo de posse, Almeida Ávila o assinou e ocupou o seu assento no plenário, onde participou de sua primeira sessão. “Tenho certeza que o senhor em muito contribuirá para que nossos trabalhos sejam cada vez mais em benefício do cidadão jurisdicionado e do Judiciário brasileiro. Seja muito bem-vindo”, disse a ministra Cármen Lúcia.
        Henrique Almeida Ávila ocupará pelos próximos dois anos uma das vagas destinadas a representantes da sociedade. Indicado pelo Senado Federal, tem 33 anos, é advogado, doutorando, mestre e professor de Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Ele foi sabatinado em 5 de outubro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e teve a indicação aprovada no plenário da Casa em 9 de novembro. O decreto presidencial com a sua nomeação foi publicado no Diário Oficial da União em 2 de janeiro. Almeida Ávila assume vaga ocupada anteriormente pelo conselheiro Fabiano Silveira.

        Comunicação Social TJSP – RS (com informações e fotos Agência CNJ de Notícias)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP