JEC de Sorocaba investe na gestão de pessoas
Metodologia incentiva soluções criativas.
Há pouco mais de um ano, utilizando princípios e metodologia bem sucedidos na iniciativa privada, a juíza da 1ª Vara do Juizado Especial Cível (JEC) de Sorocaba, Erna Thecla Maria Hakvoort, deu início a trabalho de gestão de pessoas junto às equipes que atuam no cartório e no Anexo do Juizado, que funciona na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI).
A Melhoria Contínua é uma metodologia de gestão de pessoas que consiste em exercitar uma técnica de diálogo aplicada em reuniões (chamadas de “círculos”) onde todos os presentes têm direito a falar, com igual importância de participação, e assim, percebem-se incluídos e essenciais ao processo. Segundo a juíza Erna Hakvoort, os resultados têm se mostrado muito satisfatórios.
“A metodologia foi utilizada para melhorar o inter-relacionamento na atividade profissional e buscar melhores soluções de trabalho. É um processo contínuo de conscientização, que propicia melhora na qualidade de vida e acaba se refletindo no trabalho. Ela gera comprometimento. Diversas ideias criativas surgiram das reuniões, inclusive envolvendo os gestores da Faculdade de Direito onde está situado o anexo, que participaram e se comprometeram com melhorias estruturais. O resultado foi um ciclo virtuoso de melhorias,” afirma a juíza.
Problemas de relacionamento entre áreas de trabalho e dificuldades no atendimento foram detectados, discutidos e solucionados, com a participação ativa de todos. O ambiente de trabalho e a agilidade no atendimento também melhoraram.
“Os funcionários merecem o reconhecimento pelo sucesso do trabalho e, quem sabe, outras unidades do Tribunal se inspirem com o nosso exemplo,” diz Erna Hakvoort.
Alguns exemplos de ideias que surgiram nas reuniões se destacam:
• Criação de manual para auxiliar os estagiários no atendimento ao público do Anexo (onde todas as partes comparecem sem advogado, de maneira que o atendimento é feito pelos estudantes) – o funcionário Gustavo Parra Prione elaborou manual de alta qualidade técnica, que fala sobre todas as atividades e procedimentos utilizados no trabalho do JEC.
• Implantação de projeto virtual de atendimento ao público, de maneira que a espera passou a ser homogênea e mais ágil no Anexo do Juizado na FADI, independentemente do tipo de serviço buscado – iniciativa dos funcionários Ismael do Nascimento Ezequiel, Vitor Hugo Leite e Patrícia Bilbao Gonçalves (sem custo para o Tribunal).
• Premiação ao esforço, aplicando a meritocracia, para reconhecer, dar visibilidade e divulgar boas ideias de funcionários.
N.R.: texto orginalmente publicado no DJE de 22/2/17.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / Acervo JEC Sorocaba (fotos)