Aberta exposição sobre história e personagens do Tribunal

                                                                                   Mostra está instalada no Palácio da Justiça.
 
        Foi aberta ontem (13) a exposição O Tribunal de Justiça Bandeirante – Sua história, seus personagens, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça. A mostra traça um panorama histórico do Tribunal, desde sua instalação, em 1874, até os dias de hoje, com ênfase em momentos relevantes e em alguns dos muitos personagens que marcaram época e fizeram parte da construção da Justiça paulista.
        Na cerimônia de abertura, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, afirmou que a exposição mostra a importância do Judiciário estadual. “Num momento em que valores, princípios e história são relegados a segundo plano, sinto alegria por estarmos aqui, dentro de um espaço de cidadania, reverenciando personagens que se preocuparam muito com o desenvolvimento do nosso País, com a paz social e com valores que procuramos ainda cultuar todos os dias.”
        Elaborada pela Secretaria da Presidência, a exposição inclui informações sobre os primeiros dias do Judiciário brasileiro e a evolução da Justiça em São Paulo. Apresenta os vários endereços por onde a sede do TJSP passou até sua instalação precária, em 1926, num Palácio da Justiça ainda em construção. A mostra também inclui os Tribunais de Alçada, a relação estreita com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e a Escola Paulista da Magistratura, assim como o envolvimento de integrantes da Corte na Revolução Constitucionalista de 1932. Os visitantes irão encontrar breve histórico e competências dos cargos mais elevados da Administração do Tribunal, ilustrados com biografias dos primeiros magistrados a ocuparem tais cargos e também dos atuais ocupantes.
        A secretária da Presidência, Claudia Braccio Franco Martins, informou que a exposição irá percorrer os principais prédios da Capital e estará presente em todas as Regiões Administrativas Judiciárias (RAJ) neste ano, retornando ao Palácio da Justiça em novembro. “A exposição foi montada para que, vista do fim para o início, os visitantes apreciem aspectos históricos do desenvolvimento do Judiciário paulista; e do início para o fim, conheçam personagens que fizeram e fazem parte dessa história.”
        Em seguida, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá elogiou o resgate de personagens históricos do Judiciário paulista. “A atual gestão do Tribunal é extremamente positiva e tem atuado com liderança em várias frentes, defendendo o serviço público e a cidadania.”
        Prestigiaram a cerimônia o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Fernando da Silva Borges; o ouvidor do Tribunal de Justiça, desembargador Mohamed Amaro; os desembargadores Fernando Antonio Maia da Cunha e Alexandre Alves Lazzarini; o ex-corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Henrique Imperia Martini, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Roberto Gaiger Ferreira; o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ricardo Toledo Santos Filho, representando o presidente; os juízes assessores da Presidência Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins e Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho; a artista plástica Cristiane Carbone (cujo quadro que retrata o Palácio da Justiça integra a exposição); o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC e KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP