Projeto Comarca Terapêutica – São José dos Campos realiza mais uma audiência
Ação direciona usuários de drogas a serviços de saúde.
O Fórum da Comarca de São José dos Campos realizou, na última segunda-feira (20), mais uma audiência de Justiça Terapêutica. A ação integra o projeto Comarca Terapêutica, iniciativa coordenada pelo TJSP e pelo Ministério Público estadual que tem como principal objetivo encaminhar usuários de drogas envolvidos em determinados crimes aos serviços de saúde, bem como prestar assistência a familiares dos dependentes químicos. Neste mês de março, 40 réus estavam presentes e 29 aceitaram o tratamento, o que representa 72,5% de aceitação.
Desde o seu início, em junho de 2012, o projeto atendeu 2.347 usuários e familiares, com uma média de 60,14% de aceitação ao tratamento sugerido. Para os que não aderiram ao método terapêutico, são realizadas ações de sensibilização nos locais onde eles prestam serviços à comunidade.
O projeto busca a discussão conjunta da política sobre drogas na cidade, bem como atuação integrada do Judiciário, poder público, órgãos de segurança pública e recursos comunitários.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / divulgação (arte)