Escritora doa livros infantis ao TJSP para distribuição em abrigos

Incentivo à leitura: doação de livros.

        A advogada, escritora, ambientalista e ativista cultural Ana Stoppa, nome literário de Ana Maria Stoppa, ítalo-brasileira, radicada em Santo André, desde 2012, viabiliza – com recursos financeiros próprios, oriundos de seu trabalho na área jurídica – projeto de incentivo ao hábito da leitura. Do início, até dezembro de 2016, foram distribuídos mais de 40 mil livros dos gêneros: literatura infantil e infanto-juvenil.

         Depois de tomar conhecimento sobre a campanha “Páscoa Solidária”, que entregará chocolate às crianças de abrigos no Estado, Ana Stoppa procurou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, para doar parte de sua obra às crianças dos abrigos. Da reunião participou a juíza assessora da Presidência Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins . 

Em outubro, o TJSP pretende realizar uma tarde de leitura (data a ser agendada) no Salão dos Perdidos, na qual a autora Ana Stoppa, magistrados, servidores e voluntários de forma geral farão a leitura a grupos de crianças em visita ao Palácio da Justiça.

         Normalmente, as doações de Ana Stoppa priorizam escolas municipais e estaduais situadas na periferia de cidades, onde existam projetos continuados para incentivar a leitura. O projeto conta com edições na Itália e em Portugal, onde a autora esteve visitando escolas públicas em 2014 e 2015. Em maio de 2016, visitou em Taranto, Sul da Itália, a Scuola Madre Teresa de Calcutá, onde procedeu a entrega dos livros no idioma local. Esteve em Póvoa de Varzim, Portugal, também visitando escolas e distribuindo os livros.  Em 2016, no Brasil, foram visitadas e atendidas escolas nos seguintes municípios: Jales, Santa Clara D’Oeste, Paranapuã, Porto Feliz, Campinas, Soledade, Cruz Alta, Maringá, Rolândia, São Martinho, Cuiabá, Santo André, São Paulo e Mauá.

         Próximas distribuições: Abril 2017 - Ação Social a ser realizada em Rolândia (PR), onde serão distribuídos 1.000 livros para 12 escolas, sendo que nove delas enviarão os alunos a um Centro Cultural para o encontro com a autora; as demais serão visitadas individualmente; na pauta também está prevista a doação de livros e plantio de árvores. Demais localidades, também em abril: municípios de Santo André, Campinas e São Paulo.

        Obras publicadas: Gênero Poesias – “Diagnóstico” (1989); “O Silêncio dos Porta Retratos” (2012); Edições bilíngue, português/italiano – “Mosaici di Sapienza (Mosaicos de Sabedoria)”, “Il Silenzio Dei Portarittrati (O Silêncio dos Porta Retratos)”; Pensamentos – “Vida Perene”, lançado em Portugal em 2015. Literatura Infantil (entre 2012 e 2017), todos pela Editora Mundo Criar, com várias edições: “Lelé O Navegador Dos Sonhos”, “Oração Dos Bichos”, “Estela A Pata Bela”, “Fada Verbena A Defensora Da Natureza”, “Rafael O Ursinho Guloso”, “A Fada Mirabela E O Sapo Guaraci”, “O Rio Que Era Doce” (infantojuvenil, sobre a tragédia de Mariana-MG), “Cristal A Corujinha Cantora”; “Descomplicando a Segurança” (escrito e produzido para o CPTran , com foco na educação no trânsito para crianças); “Caó O Cavalinho De Um Olho Só”; “Cacau O Cachorrinho Legal” e “O Ronrom do Bombom”. As obras também estão editadas em italiano. Participação em diversas antologias no Brasil, Portugal, Itália e Romênia.

        Esses livros se destinam aos estudantes de pré-escola e ensino fundamental I e II, onde são abordados os seguintes temas: meio ambiente, cidadania, vida saudável, cooperação, amizade, organização e conscientização ambiental, dentre outros.

        Próximos lançamentos, previstos para o segundo semestre de 2017: “Aninha A Embaixatriz das Fadas”, “Fada Soraia e Todas As Cores da Natureza”.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP