12ª edição da revista ‘Justiça SP’ está disponível, com novo visual

110º Encontro do Conselho dos Tribunais é destaque.

 

        “A abordagem da crise dos Estados como pano de fundo para o esvaziamento da autonomia do Poder Judiciário constitui exemplo do que se conhece – usando um termo da moda – como pós-verdade. A tentativa não é nova, mas consiste em reiteração de outros projetos de autoria intelectual de tecnocratas cuja visão não alcança a dimensão da importância de se preservar a independência do Poder Judiciário, verdadeira conquista da sociedade e garantia de atuação imparcial dos magistrados.” Assim declarou o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, durante discurso proferido no 110º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, sediado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo nos dias 16 e 17/3. Mais sobre esse discurso e tudo o que aconteceu no evento está na matéria de capa da 12ª edição da revista eletrônica do Tribunal, a Justiça SP.

        A revista conta, a partir dessa edição, com nova identidade visual. Menos formal e mais colorida, a publicação está mais bonita, criativa e interessante para o leitor.

        Nessa edição, o leitor que ainda não sabe descobrirá quem são os “João Mendes” (pai e filho). Um dá nome ao fórum, no Centro da Capital. O outro, à praça em frente a esse fórum. A revista conta a história dos dois ilustres juristas.

        O gigantismo do acervo de processos arquivados, reunidos no Complexo do Ipiranga e na empresa Iron Mountain/Recall e os bons resultados conquistados na adoção de medidas sustentáveis no projeto “TJ Sustentável” também são destaque.

        O leitor saberá como projetos na área da Infância e da Juventude implantados nas Comarcas de Adamantina e Pacaembu contribuem para a melhoria das condições de vida e sociabilidade da população local.

        Quem já ouviu falar no “julgamento do macaco”, caso que mobilizou os Estados Unidos no início do século XX, quando um professor de ensino primário de uma pacata cidade do interior foi levado aos tribunais por ensinar a teoria da evolução de Charles Darwin aos alunos, contrariando uma lei local que proibia o ensino do evolucionismo nas escolas? Na “Sessão Justiça de Cinema” o leitor saberá tudo sobre esse julgamento célebre, na crítica do filme “O Vento Será Tua Herança”, que conta a história desse incrível duelo sobre visões de mundo, travado na casa da Justiça. Ainda sobre o caso, o juiz substituto em 2º grau do TJSP, Antonio Carlos Alves Braga Júnior, analisa o papel do Judiciário na quebra de paradigmas culturais.

        As seções “Bem-estar”, que divulga a programação de eventos da Secretaria da Área da Saúde (SAS) para os próximos meses, e “Leitura Jurídica”, que apresenta resenhas de livros publicados por magistrados do TJSP, completam o conteúdo da edição.

        O acesso à revista eletrônica está disponível no site do TJSP. Basta clicar em “Contatos” no menu na parte superior da página, selecionar “Revista Justiça SP” e clicar em cima da foto da 12ª edição. Confira!

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto e arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP