Coordenadoria da Infância e da Juventude promove seminário sobre primeira infância

Ação visa sensibilizar e mobilizar profissionais sobre o tema.

 

        A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Instituto Alana e com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, promoveu, na última sexta-feira (31), o seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

        O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), tem como objetivo sensibilizar e mobilizar profissionais da Justiça em todas as esferas, além de assistentes sociais, psicólogos e outros atores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, a atuar em prol da promoção dos direitos das crianças.

        O desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira, representando o presidente Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, fez uso da palavra e destacou a importância de eventos como esse para conscientização sobre a atenção necessária à primeira infância. Declarou, ainda, estar emocionado com as palestras e conteúdo do evento, que contou com o apoio de instituições, incluindo a Faculdade de Direito de Sorocaba, local onde se formou.   

        O juiz assessor da Vice-Presidência do TJSP e membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Daniel Issler, agradeceu os presentes e destacou a presença do desembargador no evento.

        Palestras

        O promotor de Justiça da Infância e Juventude e da Pessoa com Deficiência de São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, ministrou palestra sobre a “Adoção e Acolhimento Institucional sob a Perspectiva do Trabalho em Rede e sua Articulação pelo Sistema de Justiça”. Já o tema “Infância e Prioridade Absoluta: A Criança em Primeiro Lugar” foi abordado pela advogada do Projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, Thais Nascimento Dantas.

        Ainda durante o dia, a enfermeira Roberta Ficardes, atuante na Área Técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ministrou a palestra “Políticas Intersetoriais para a Primeira Infância e o Programa São Paulo pela Primeira Infância”.  Já o médico Paulo Nardy Telles, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, abordou o tema “A Importância da Primeira Infância: Investir no Desenvolvimento da Criança é Investir no Desenvolvimento da Sociedade”.

        Os participantes e integrantes do seminário também assistiram a uma sessão do filme “O Começo da Vida”, de Estela Renner.

        Prestigiaram o seminário o juiz diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) e diretor do fórum de Sorocaba, Hugo Leandro Maranzano; o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Sorocaba, Gustavo Scaf de Molon; o juiz da 2ª Vara de Ibiúna, Luiz Fernando Angiolucci; o juiz da 2ª Vara Judicial de Capão Bonito, Diogo Corrêa de Morais Aguiar; a juíza da Vara Criminal de Votorantim, Barbara Syuffi Montes; o governador do Rotary Distrito 4620, Benedito Celso Oliveira Moreira, e sua esposa Terezinha Aparecida Costa Moreira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sorocaba, Márcio Rogério Dias; o presidente da Subseção de Boituva da OAB, Márcio Fabiano Bíscaro; as representantes das secretarias municipais Célia de Avíla, Jaqueline Oliveira Leite, Lisandra Almeida de Araujo e Paula D. Shauffler Veiga (Conselho Tutelar de Bofete); a secretária de Educação de Barra do Chapéu, Cristina Aparecida de Pontes Santos; o secretário de Assistência Social de Barra do Chapéu, Jaderson Nogueira Braga; a secretária de Educação de Porangaba, Nilce Gomes da Silva; o secretário de Educação de Ibiúna, Paulo Dias do Carmo; a secretária de Educação de Promoção Social de Itapetininga, Soraya Maria Pereira Pinto de Oliveira Giriboni; a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Iperó, Valéria Aparecida de Camargo Pereira; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Iperó, Joyce Helen Simão; a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Iperó, Andreia Aparecida Arato Rocha Camargo; e a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social da Comarca de Itu, Anelisa Barbosa.

 

        Comunicação Social TJSP – VV (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP