Judiciário paulista participa de cerimônia de aniversário de 80 anos do TJM-SP

Evento foi marcado por entrega de comendas a autoridades.

 

        Na última sexta-feira (7) o Judiciário paulista participou da cerimônia de comemoração dos 80 anos do Tribunal de Justiça Militar (TJM) do Estado, com a outorga das Comendas do Mérito Judiciário Militar. O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e Ademir de Carvalho Benedito, estiveram entre os 39 agraciados.

        As honrarias foram instituídas para prestigiar os cidadãos que, por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados à Justiça Militar do Estado de São Paulo, tenham se tornado dignos de reconhecimento. Ao todo, 24 personalidades foram agraciadas com a entrega da Medalha e outras 15 receberam o Colar do Mérito Judiciário Paulista.

        A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente do TJM, juiz Silvio Hiroshi Oyama. “Hoje o nosso tribunal completa seu 80º aniversário como integrante do Poder Judiciário. Muito nos honra o título de Justiça dos Sabres e das Togas. O momento é de comemoração e a presença de todos nos enche de alegria, pois o sucesso não tem sentido na solidão”, disse.

        Silvio Oyama também prestou uma singela homenagem ao desembargador Alvaro Lazzarini, que, segundo ele, amou ao mesmo tempo a Polícia Militar e a Magistratura. “Nascido pouco depois da criação de nosso Tribunal, foi oficial da PM, magistrado e professor, certamente, de muitos que aqui estão. Por capricho do destino, completaria hoje 81 anos. Chamo ao palco o seu filho, o também desembargador Alexandre Alves Lazzarini, para receber essa singela homenagem do TJM”, concluiu.

        Convidado para falar em nome dos agraciados, o presidente do Tribunal de Justiça paulista, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, elogiou o quadro altamente qualificado e disse que não é à toa que a Justiça Militar de São Paulo desfruta de tanto prestígio e admiração. “O Brasil passa por um momento difícil, é a hora de reafirmarmos a importância de nossas instituições defendendo as leis, a Constituição e a liberdade. Continuamos sonhando com instituições fortes e respeitadas, trabalharemos com afinco para que prevaleçam a ética, os bons costumes e os ideais republicanos. Quero cumprimentar a todos os integrantes desta Corte, o TJSP estará sempre ao lado do TJM na defesa da justiça e da cidadania”, disse. 

        Durante inauguração de seu retrato na galeria de ex-presidentes, o juiz Paulo Adib Casseb fez um breve agradecimento. “Quero agradecer a todos os magistrados desse Tribunal, servidores e integrantes do Ministério Público por todo o acolhimento que me deram. Esse lugar passou a ser a minha casa e o meu ideal.”

        Confira a lista dos agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário Paulista:

        Secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, representando o governador; comandante militar do Sudeste, general de exército Mauro Cesar Lourena Cid; comandante do IV COMAR, major-brigadeiro-do-ar Luís Roberto Lourenço; presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Claudio Allemand e Bruno Ronchetti de Castro; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, procurador Paulo Afonso Garrido de Paula; procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Rafael Neubern Demarchi Costa; vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; presidentes das Seções de Direito Criminal, Privado e Público do TJSP, respectivamente, desembargadores Renato de Salles Abreu Filho, Luiz Antonio de Godoy e Ricardo Henry Marques Dip (representado pelo juiz Marcelo Assiz Rici); desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Oscild de Lima Júnior; promotor de Justiça Militar da União Cícero Robson Coimbra Neves, representando a Associação Nacional do Ministério Público Militar; deputado estadual Carlão Pignatari; secretário de Segurança Urbana de São Paulo, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira; diretora de Relações Institucionais da OAB SP, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; diretora da Escola Superior de Advocacia OAB SP, Ivette Senise Ferreira; professor e coordenador-adjunto de graduação na Faculdade Mackenzie, Flávio de Leão Bastos Pereira; diretor jurídico do Banco Bradesco, Clayton Camacho; e a ex-diretora presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Patrícia Rosset.  

        Homenageados com o Colar do Mérito Judiciário Militar Paulista:

        Presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; ministro do Superior Tribunal Militar, tenente-brigadeiro-do-ar William de Oliveira Barros; procurador-geral de Justiça do Estado, Gianpaolo Poggio Smanio; presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, desembargador Wilson Fernandes; presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges; presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Cecília Maria Piedra Marcondes; presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; jurista Ives Gandra da Silva Martins; presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, juiz Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; vice-presidente e corregedor regional do TRE, em exercício, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme Martins de Oliveira Neto; ex-presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Silvia Regina Pondé Galvão Devonald; ex-presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos; ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Dimas Eduardo Ramalho; e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), deputado estadual Fernando Capez.

        Também compareceram à solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, coronel PM Fábio Duarte Fernandes; o deputado estadual Coronel Camilo, representando o presidente da Alesp; os ex-presidentes do TJM-SP, juiz Evanir Ferreira Castilho e coroneis Antônio Augusto Neves e Lourival Costa Ramos; o procurador-geral do município, Ricardo Ferrari Nogueira; ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Massami Uyeda; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), José Horácio Halfeld Rezende; o presidente da OAB – Seção São Paulo, Marcos da Costa; o subcomandante da PM, coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli; o comandante-geral da PM, coronel Nivaldo Restivo; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União, Edmundo Franca de Oliveira; o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o cônsul da Namíbia, Sérgio Ricardo Rosset; o ex-secretário de Justiça do Estado, procurador Luiz Antonio Guimarães Marrey; o deputado estadual Delegado Antonio Olim; o defensor público Paulo Eduardo Pereira Rodrigues, na ocasião representando o defensor público-geral do Estado; magistrados, autoridades civis e militares, servidores e familiares.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP