São Carlos dá início ao sétimo ano do Projeto Cidadania e Justiça na Escola

Crianças de nove a onze anos participaram do encontro.

 

        Teve início, na última quinta-feira (6), o sétimo ano do projeto Cidadania e Justiça na Escola, na comarca de São Carlos. O evento de abertura aconteceu na Escola Estadual Professor Bento da Silva César, com a participação de aproximadamente 80 crianças, professores e corpo diretivo, além de autoridades.

        A solenidade foi marcada pela participação de alunos de nove a onze anos, que fizeram, também, produções artísticas para enriquecer o encontro, como maquetes representativas dos prédios dos três Poderes da República.

        O projeto tem como objetivo aproximar as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolver a cidadania pelo aprendizado da importância dos direitos e deveres de cada um na comunidade, da ética e da responsabilidade social. Para isso, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitam instituições de ensino periodicamente.

        A cartilha “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, é distribuída aos alunos com antecedência e utilizada pelos professores em sala de aula, a fim de prepará-los para o dia da visita dos palestrantes.

        Muitas perguntas surgiram e as autoridades tiveram a oportunidade de respondê-las diretamente aos estudantes, aproximando-os do processo de educação, com o objetivo de tornar concreta a promessa constitucional de construção de uma sociedade livre, justa e solidária. No final do ano, um novo livro será lançado, com redações e desenhos das crianças.

        O encontro contou com a participação dos juízes André Luiz de Macedo e Letícia Lemos Rossi; do promotor de Justiça Marco Aurélio Bernardi de Almeida; do defensor público Joemar Rodrigo Freitas; do capitão PM Paulo Roberto Nucci Júnior e da diretora regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

        

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / arquivo (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP