TJSP participa da XX Semana Jurídica da FAAP
Desafios da eficiência do Judiciário foram debatidos.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, proferiu, na manhã desta quinta-feira (4), palestra para os alunos da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no encerramento da XX Semana Jurídica da Faculdade de Direito – Desafios e Tendências nas Relações de Direito e Poder.
A mesa de honra foi composta pelo diretor da Faculdade de Direito, professor Álvaro Villaça Azevedo; pelo vice-diretor e desembargador aposentado do TJSP, professor José Roberto Neves Amorim; pela coordenadora de atividades pedagógicas da Faculdade de Direito, professora Náila Nucci e pelo diretor cultural do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito, Heitor Crispim.
Ao abrir o evento, Álvaro Villaça Azevedo afirmou que a comunidade acadêmica estava interessada em saber sobre os projetos e inovações do Poder Judiciário paulista. “Os palestrantes deste evento são pessoas que estão no poder a fim de equacionar uma melhora para a sociedade brasileira.”
Paulo Dimas cumprimentou os presentes e iniciou sua fala explicando sobre o relacionamento com os outros Poderes e qual o papel do Judiciário neste momento tão importante e difícil da vida nacional. “A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou, em recente encontro, que todos nós, integrantes do Poder Público, somos servidores do povo, pois o povo tem que estar em primeiro lugar. E o Judiciário tem a importante missão de resolver conflitos e promover a paz social.”
Durante a palestra Paulo Dimas falou sobre a atuação e projetos do Tribunal paulista em diversas áreas, como administração judicial, aumento da produtividade, inovações nas áreas de informática, comunicação, gestão e sustentabilidade. “O Judiciário tem que atuar com transparência, mas enfatizar a eficiência,” afirmou.
Encerrou sua apresentação dizendo que as instituições brasileiras precisam ser repensadas e as faculdades de Direito têm papel fundamental nesse processo. “Temos que passar a limpo nosso País e nós, do Judiciário, estamos empenhados em fazer esse trabalho. Temos que preservar os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e transparência. Com trabalho, passaremos por esse momento turbulento e sairemos fortalecidos.”
Após Paulo Dimas, o deputado federal Marcelo Squassoni também proferiu palestra aos presentes.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)