TJSP homenageia desembargador Venicio Salles em sua despedida da Magistratura

Magistrados, familiares e funcionários estiveram presentes.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo despediu-se hoje (17) do desembargador Venicio Antonio de Paula Salles, que recebeu homenagens em sua última sessão de julgamento na 12ª Câmara de Direito Público, antes de sua aposentadoria. 

        O presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e integrantes do Conselho Superior da Magistratura – desembargadores Ademir de Carvalho Benedito (vice-presidente) e Manoel de Queiroz Pereira Calças (corregedor-geral da Justiça) – também compareceram à despedida, assim como colegas magistrados, familiares e servidores.

        O presidente da Câmara, desembargador José Manoel Ribeiro de Paula, falou sobre a trajetória profissional e acadêmica de Venicio Salles. “O homenageado foi um juiz singular, ímpar, preocupado em distribuir justiça sem paternalismo e preconceitos. Sempre nos ensinou, com humildade e respeito às opiniões.”

        Paulo Dimas relatou sua grande estima e admiração pelo homenageado. “Magistrados como Venicio se aposentam da Magistratura, mas não se aposentam de seus ideais. Por este Tribunal passam togas cobertas de glórias e a sua, com certeza, é uma delas.”

        O vice-presidente Ademir Benedito disse ver com tristeza a despedida do amigo. “Um magistrado atuante, sério e dedicado à causa da Justiça. Agradecemos pelo trabalho produzido ao longo de sua carreira.” Para o corregedor Pereira Calças, Venicio é um dos grandes magistrados TJSP. “Não poderia deixar de estar presente em sua homenagem: grande juiz e excelente pai de família. Foi uma honra ter sido seu colega.”

        Venicio Salles agradeceu os elogios e demonstrações de carinho. “Não esperava a presença de tão ilustres amigos”, afirmou. Em seguida, emocionado, falou sobre a importância da família em seu sucesso profissional e agradeceu os magistrados com quem atuou e funcionários de seu gabinete. “Tenho orgulho de ter pertencido aos quadros da Magistratura de São Paulo.”

        Também fizeram uso da palavra os desembargadores Sidney Romano dos Reis, Wanderley José Federighi, José Orestes de Souza Nery, Osvaldo José de Oliveira, Edson Ferreira da Silva, José Roberto de Souza Meirelles e Flora Maria Nesi Tossi Silva; a juíza substituta em Segundo Grau Maria Isabel Caponero Cogan e o procurador de Justiça Roberto Cicogna Faggioni.

        Trajetória – Paulistano, Venício Salles nasceu em fevereiro de 1952. Tornou-se bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1975. Ingressou na Magistratura em 1983. Foi juiz em São Bernardo do Campo, Dois Córregos, Sumaré, Osasco e Capital. Em 2007, tornou-se desembargador do TJSP.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP