TJSP instala 4ª Vara de Taquaritinga

Nova unidade aprimorará prestação jurisdicional na comarca.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, na última sexta-feira (26), a 4ª Vara da Comarca de Taquaritinga. A cerimônia aconteceu no salão do júri do fórum, com a presença do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e do corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

        A Comarca conta com cerca de 33 mil processos em andamento – 13.569 deles referentes a execuções fiscais. Apenas no mês de março, recebeu uma distribuição de 861 novas ações. Com a inauguração da nova unidade, o objetivo é conferir maior celeridade ao julgamento dos feitos.  

         Cerimônia

        O juiz Matheus de Souza Parducci Camargo, que assumirá a 4ª Vara, destacou em seu discurso que, com a instalação, o Poder Judiciário local estará melhor aparelhado e, dessa forma, aprimorará o acesso à Justiça e garantirá a razoável duração do processo. Também destacou o trabalho dos funcionários que atuarão na unidade: “Nosso desafio será grande, mas trata-se de uma equipe com excelente qualidade técnica, muito dedicada e comprometida”.

        Os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público da comarca também discursaram. A advogada Fabiana Vieira Vazquez, vice-presidente da subseção da OAB em Taquaritinga, que representou o presidente, aproveitou a oportunidade para também elogiar o trabalho dos servidores da comarca. O promotor Flávio Okamoto, que representou o procurador-geral de Justiça e a Associação Paulista do Ministério Público, destacou os benefícios para a sociedade com a instalação da Vara, que será a responsável pelos processos da área da Infância e Juventude.

        Natural de Taquaritinga, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Dimas Eduardo Ramalho fez questão de prestigiar o evento. Falou sobre o trabalho do Judiciário e a necessidade de o Brasil ter esse Poder cada vez mais fortalecido. “Neste momento de crise que vive nosso País só há um caminho: a lei e a Constituição. Por isso meu respeito ao Judiciário.”

        Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Rodrigo de Pietro, fez uso da palavra para entregar ao presidente Paulo Dimas o “Título de Cidadão Taquaritinguense”. Agradeceu ao presidente do TJSP por ouvir o pleito da comunidade e ressaltou: “Teremos mais celeridade na tramitação dos feitos, o que é uma vitória da cidadania”.

        O prefeito Vanderlei José Marsico afirmou que o Judiciário pode contar com o apoio do Executivo local. “Trabalharemos juntos para buscar um espaço mais adequado para o fórum”, afirmou.

        O presidente do TJSP, Paulo Dimas, pediu licença para quebrar o protocolo e homenagear o povo de Taquaritinga. “Recebo esse título em nome do Tribunal de Justiça, que represento. Uma instituição acreditada e respeitada. E destaco que a Magistratura está muito bem representada na comarca, com juízes idealistas e trabalhadores. Sobre a instalação, destacou que o aumento da estrutura é destinado ao bem da população. “Vivemos um momento difícil no País, mas não podemos deixar de trabalhar e buscar soluções criativas. Cada um deve arregaçar as mangas e cumprir sua missão institucional.”

        Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marco Vinholi; o coordenador da 42ª Circunscrição Judiciária (Jaboticabal), desembargador José Roberto Coutinho de Arruda; o juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça paulista Rodrigo Marzola Colombini; o juiz diretor do fórum de Taquaritinga, Armenio Gomes Duarte Neto; o coordenador da Associação Paulista de Magistrados na Circunscrição de Jaboticabal, Jorge Luis Galvão, que representou o presidente; o juiz diretor do fórum de Araraquara, Heitor Luiz Ferreira do Amparo; o juiz diretor do fórum de Franca, José Rodrigues Arimatéa; a juíza diretora do fórum de Sertãozinho, Daniele Regina de Souza Duarte; o juiz diretor  do fórum de Ribeirão Preto, Paulo César Gentile; o juíza diretora do fórum de Jaboticabal, Andréa Schiavo; a juíza diretora do fórum de Monte Alto, Paula Aguiar Pizeta De Sanctis; o juiz diretor do fórum de Matão, Gustavo Carvalho de Barros; a juíza da Comarca de Taquaritinga Roberta Steindorff Malheiros Melluso; as promotoras da comarca Daniela Baldan Rein e Marilia Bononi Francisco; o conselheiro estadual da OAB – Seção São Paulo, Mairton Lourenço Cândido, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o comandante da 2ª Cia do 13º BPM-I, capitão PM Ricardo Costacurta Filho; os delegados de polícia de Taquaritinga Célia Maria Lara Tanan Souza Reis, Claudemir Aparecido Pereira da Silva e Renato Cândido Soares; o prefeito de Fernando Prestes, Bento Luchetti Junior; o presidente da Câmara de Cândido Rodrigues, Fabrício Antonio Roncoli; os vereadores de Taquaritinga Antonio Vidal da Silva, Eduardo Henrique Moutinho, Gilberto Junqueira e Joel Vieira Garcia; o 2º tabelião de Notas de Tquaritinga, Cristiano Wetterich; a assessora parlamentar Marcia Aparecida Zucchi Libanore, representando o deputado estadual Welson Gasparini; desembargadores; juízes; integrantes do Ministério Público; advogados; autoridades civis e militares; servidores da Justiça e jurisdicionados. 

        Mais fotos no Flickr.  

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP