Presidente recebe livro sobre imigração e refugiados
20 magistrados do TJSP estão entre autores da obra.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, recebeu hoje (6) a visita da reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Amalia Pie Abib Andery, e do desembargadorMarco Antonio Marques da Silva, que também é professor da PUC-SP, presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCrim) e presidente da Cátedra Sergio Vieira de Mello da PUC e ACNUR.
Na oportunidade, foi entregue ao presidente a obra “Imigração, Refugiados e Igualdade dos Povos – Homenagem a António Guterres”, que reúne reflexões de estudiosos e pensadores de diversos países sobre o problema dos refugiados na tentativa de minorar a tragédia que se abateu sobre a África, a Ásia e a Europa. O livro foi lançado pela universidade em 3 de maio e tem entre seus coordenadores o desembargador Marco Antonio Marques da Silva. 20 magistrados do TJSP estão entre os autores (12 desembargadores e oito juízes).
Em Portugal, ocorreram vários lançamentos entre 8 e 13 de maio, nas faculdades de Direito das Universidades de Lisboa, Coimbra e da Universidade Europeia. No último mês, o desembargador foi recebido pelo presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que prefaciou o livro. Também receberam um exemplar o primeiro ministro de Portugal, Antonio Costa, e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça do país, Henriques Gaspar, entre outras autoridades.
Além do desembargador, participaram da coordenação da obra os professores Eduardo Vera-Cruz Pinto (catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Europeia – Lisboa); Luís Roberto Barroso (ministro do Supremo Tribunal Federal, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor visitante da Harvard University); José Rodolpho Perazollo (secretário executivo da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP e procurador da Cúria Metropolitana de São Paulo – representante do Vaticano em São Paulo junto às questões universitárias), e Maria Cristina De Cicco (Universidade de Camerino, Itália). A produção é da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, criada por meio de convênio entre a PUC-SP e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Ao todo, 192 autores de 11 países representam quatro continentes, com artigos escritos em cinco idiomas, nas áreas da Antropologia, Educação, Direito, Filosofia, Nutrição, Psicologia e Teologia, tendo entre eles vários magistrados brasileiros e ministros do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.
Comunicação Social TJSP – DI e CA (texto) / divulgação (fotos)