‘Projeto Afeto na Infância. Você, afinado com seu filho’ tem 1ª exposição itinerante

Mostra foi montada na Câmara Municipal de Nova Odessa.

 

        Na última sexta-feira (9), a Câmara Municipal de Nova Odessa tornou-se a primeira parceira expositora do Projeto AFIN – Afeto na Infância. Você, afinado com seu filho ao promover a exposição itinerante de painéis que abordam vários assuntos envolvendo a saúde emocional na primeira infância. 

        O objetivo do projeto é oferecer aos pais e cuidadores conteúdo capaz de promover transformações positivas para a educação emocional de suas crianças; despertar interesse na conscientização de pais ou cuidadores sobre os temas levantados; ampliar a rede de ações em prol das crianças e adolescentes por meio de parcerias para a realização de exposições; sugerir políticas públicas para os governos e iniciativas para a sociedade civil voltadas para a primeira infância, tudo como forma de efetivar os direitos contidos nos artigos 203 e 227 da CF; artigo 100, inciso IX e X do Estatuto da Criança e do Adolescente; artigo 12, incisos IV e VI e artigo 14, §3º, do Estatuto da Primeira Infância.

        A iniciativa disponibiliza textos, vídeos e painéis ilustrados digitais, numa linguagem direta e didática, com conteúdo relacionado à saúde emocional de crianças e adolescentes, com foco na primeira Infância (faixa etária de zero a seis anos). As dicas práticas são baseadas em estudos científicos das áreas de medicina, psicologia e pedagogia sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o emocional de suas crianças. O projeto conta com o apoio de vários profissionais renomados.

        Em seu discurso, a juíza Michelli Changman chamou a atenção para a necessidade da expressão do afeto nas famílias. "Afeto é amor, carinho, dedicação, é o envolver-se, querer estar junto. Como todo sentimento, não pode ser cobrado, mas pode ser semeado. O afeto precisa ser demonstrado. O Projeto AFIN se propõe a cultivar o afeto nas relações familiares, como forma de garantir a saúde emocional de suas crianças. Vivemos numa sociedade em que a expressão do afeto é ainda alvo de muito machismo, malícia, maldade. Precisamos ver o lado bom que a expressão do afeto proporciona à autoestima de todas as pessoas, principalmente das crianças." 

        “Acredito que nem todas as pessoas passam pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Nova Odessa e, sendo uma parceira expositora, na Câmara atingiremos outro público com este assunto que é tão importante e não é muito fácil de abordar, apesar da necessidade. Vemos que esse é um problema que independe de classe social e, dessa forma, estaremos contribuindo ainda mais com a sociedade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, vereadora Carla Lucena.

        Também participaram do evento a primeira-dama de Nova Odessa, Andrea Souza; vereadores e vários integrantes do Sistema de Garantias e Direitos das Crianças e dos Adolescentes da cidade. 

        Quem quiser promover a mesma exposição em qualquer local de interesse, basta enviar a solicitação dos arquivos em alta resolução ao e-mail projetoafetonainfancia@gmail.com. O fornecimento do material é gratuito e sua venda, proibida. As parcerias feitas serão publicadas nos canais de comunicação do Projeto: www.projetoafin.org e www.facebook.com/afetonainfancia

         

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP