Foro Regional da Lapa lança projeto de apadrinhamento afetivo
Reunião acontece na próxima quinta (29).
A Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional da Lapa promove, na próxima quinta-feira (29), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Pirituba, a primeira reunião sobre apadrinhamento afetivo na região. O encontro será realizado na Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes, às 19 horas.
A iniciativa tem como objetivo estimular o apadrinhamento afetivo para garantir o direito à convivência familiar e comunitária. Serão candidatos a apadrinhados crianças e adolescentes a partir de sete anos de idade, cuja reintegração familiar tenha sido inviabilizada e para os quais não tenham sido localizados pretendentes à adoção.
O apadrinhamento afetivo pressupõe contato direto entre o padrinho e o apadrinhado, inclusive com autorização para atividades fora do Serviço de Acolhimento, com o fim de proporcionar à criança e ao adolescente convivência familiar comunitária com vivências positivas e saudáveis. O padrinho e a madrinha não recebem a guarda da criança ou do adolescente, pois o guardião continua a ser o Serviço de Acolhimento.
Os interessados deverão atender aos seguintes requisitos:
I- Idade mínima de 18 anos, observada a diferença de 16 anos a mais que o apadrinhado;
II- Possuir residência fixa;
III- Não estar inscrito no Cadastro de Adoção de crianças no âmbito nacional; e
IV- Participar dos encontros de formação
O projeto-piloto terá, no início, 15 adolescentes, que se encontram acolhidos em quatro casas-lares na jurisdição da Lapa.
Para participar, o interessado deve se inscrever pelo e-mail lapa.apadrinhamento@gmail.com e preencher ficha cadastral.
Comunicação Social TJSP – WL (texto) / DG (arte)