Américo Brasiliense lança programa de apadrinhamento afetivo
Interessados devem procurar o Judiciário local.
A Comarca de Américo Brasiliense lançou seu programa de apadrinhamento afetivo, que também abrange as cidades de Rincão, Santa Lúcia e Motuca e será coordenado pela juíza da Vara da Infância e da Juventude, Ana Paula Comini Sinatura Asturiano. A iniciativa visa possibilitar a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e remotas possibilidades de adoção ou reintegração familiar, a chance de ter a experiência de uma vida em família e em comunidade.
O programa foi elaborado após estudo do panorama de medidas de proteção e acolhimento institucional da comarca e os índices de colocação em família substituta por adoção.
O apadrinhamento afetivo consiste na visita regular do padrinho/madrinha à criança ou adolescente, com possibilidade de ficarem juntos aos fins de semana, feriados e férias escolares, proporcionando convivência familiar e comunitária. Os interessados deverão atender aos seguintes requisitos:
I- Poderão apadrinhar indivíduos com idade a partir de 21 anos, independente de sexo, estado civil, classe social, profissão, credo e raça;
II- Quando casados ou vivendo em união estável, o casal de padrinhos deverá se habilitar conjuntamente;
III- O padrinho deverá ter diferença de idade de pelo menos 16 anos em relação ao apadrinhado;
IV- O padrinho deverá necessariamente ter domicílio residencial no âmbito jurisdicional de Américo Brasiliense.
Serviço
Fórum da Comarca de Américo Brasiliense
Endereço: Rua Dom Pedro II, 65 – Centro.
Telefone: (16) 3992-4569
Comunicação Social TJSP – WL (texto) / DG (arte)